12 anos de Dora Aventureira

No ano 2000 foi ao o primeiro episódio regular da série Dora Aventureira, que se tornaria uma das maiores séries voltadas ao público infantil. O episódio piloto foi ao ar ainda em 1999 pelo canal Nickelodeon, e não demorou a cativar ao público infantil devido ao seu enredo simples e seu caráter educativo, voltado principalmente as crianças mais pequenas.

Conta as aventuras de uma menininha chamada Dora, que conta com diversos amigos com os quais se diverte em aventuras, em todo o tipo de situações do mundo imaginário. Os episódios contam com uma estrutura simples, que se repete na maioria dos episódios, e estimula a interação das crianças, sendo recomendado por especialistas como uma excelente maneira de estimular a interação e o aprendizado das crianças. Além de tudo isso, a série estimula o aprendizado do inglês, introduzindo vagarosamente palavras ao vocabulário das crianças. Na versão original da série, Dora the explorer, que vai ao ar nos Estados Unidos, Dora estimula o aprendizado do espanhol como uma segunda língua, e isso é perceptível na própria concepção dos personagens, que são em sua maioria hispânicos.

doraebotas1-7117549-2448235

Nesses 12 anos de estrada, a série já produziu mais de 120 episódios, além de vários produtos associados à marca Dora Aventureira, entre elas DVDs da série, linhas de cosméticos voltadas ao público infantil, produtos de higiene, jogos da Dora, Bonecas, entre outros. O sucesso comercial levou a fabricante de brinquedos Matel a criar em 2009 uma versão pré-adolescente da personagem para explorar comercialmente o público que saia da faia etária da série de desenhos animados da Dora.

A série fez tamanho sucesso com o público infantil que foi adaptada para dezenas de países do mundo todo, sempre como uma referência de mídia para as crianças menores assistirem. Uma curiosidade deste fato é que em praticamente todos os idiomas para qual foi traduzida, a série de desenhos da Dora Aventureira procurou manter o bilinguismo como uma ferramenta de aprendizado infantil. Ao mesmo tempo em que os personagens falam o idioma do país em questão, sempre é introduzido um idioma secundário para o estímulo das crianças a buscar um segundo idioma. Curiosamente na maioria dos países, o segundo idioma abordado pelos personagens é o inglês.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas