Quem disse que lugar de criança não é na cozinha? A cozinha é um ambiente muito promissor ao aprendizado dos baixinhos. Além de aprenderem novas receitas e como preparar as delícias que eles tanto comem, você pode ensiná-los na prática organização, responsabilidade, higiene, atenção até matemática. Pode ter certeza que essa experiência será ótima para você e para eles nem se fala, nunca mais vão esquecer, vão se sentir importantes e vão aprender brincando. Mas para isso é preciso tomar alguns cuidados, aqui vão algumas dicas para a aula na cozinha!
Ao cozinhar as crianças podem conhecer novos alimentos, como eles realmente são antes do preparo, vão provar novos sabores e vão ampliar seus gostos, assim seu filho vai aprender na prática como os alimentos saudáveis são e provavelmente ele vai prová-los. O trabalho em equipe vai ser a base da ‘aula na cozinha’, comece dando tarefas específicas para cada um. Aproveite o momento para falar sobre higiene e organização, peça para que eles guardem algumas coisas, como as xícaras usadas nas receitas, as colheres etc.
Claro que você deverá tomar cuidados especiais e optar por receitas que não ofereçam tanto risco, mesmo que o resultado não seja dos mais esperados. Aposte em receitas simples e que possam ser substituídas pelo microondas como um bolo de caneca, claro, depois do almoço saudável.
Com certeza seus filhos vão adorar a experiência e vão se divertir à beça com as atividades culinárias, sem falar nos pontos positivos para o aprendizado dele. Portanto, na próxima vez que tiver um tempinho livre chame-os para a cozinha!