A história do cabo de aço

225px-steel_wire_rope-8238324-9283507Todo produto surge e é criado para suprimir alguma necessidade. Seja para facilitar o dia-a-dia ou algum trabalho especifico. Assim foi com os cabos de aço, que foi inventado para substituir as correntes utilizadas nas minas de carvão.

A necessidade da substituição das correntes, deveu-se ao peso e comprimentos das correntes. Quanto mais se aumentava o comprimento da corrente para atingir a profundidade da mina, mais o peso também aumentava, tornando o trabalho muitas vezes irrealizável.

Foi então que o alemão Wilhelm August Julius Albert, em 1834, teve a ideia de traçar arames. A ideia simples, feita a partir de fios de aço, resultou em uma material resistente e com um peso bem menor.

Os cabos de aço são obtidos pela  trefilação, um processo de esticamento de fios de aço. Técnica esta, onde cada conjunto de fios forma uma perna, e esse conjunto envolve uma alma. É necessário um número especifico de conjuntos de fio de aço para a formação dos cabos de aço.

Os primeiros cabos de aço possuíam três pernas, cada pernas ela feita com quatro arames, porém não envolviam uma alma. Na época de sua invenção os arames dos cabos de aço tinham diâmetro de 3,5mm e uma resistência à tração de 520N/mm².

Há quase 200 anos atrás esses padrões eram perfeitamente aceitos e supriam a necessidade da substituição das correntes nas minas de carvão. Porém, para os padrões atuais este cabo de aço, conhecidos na linguagem contemporânea como 3×4 compacto, são considerados fracos, já que utilizamos cabos de aço com padrões quatro vezes maiores.

Com o passar de quase dois séculos os cabos de aço evoluíram e passaram a ser usados em outras atividades, como na área do transporte, elevação de cargas e reboques, na construção civil e em portos.

A qualidade dos cabos de aço influi diretamente na segurança da atividade a ser exercida, por isso existem modelos específicos para cada função.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas