A hora e a vez do novo profissional de sucesso

O sonho de passar a vida inteira no mesmo emprego é coisa do passado. Hoje o profissional de sucesso quer ser dono do próprio negócio, ou não ter vínculo empregatício longo, como era comum há alguns anos. Vivenciamos a era da versatilidade. Hoje o profissional de sucesso tem espírito empreendedor, visão ampla, é bem informado sobre acontecimentos globais e tem o conhecimento vasto. No ponto de vista intelectual é louvável especializar-se em alguma área específica, mas o mercado de trabalho exige, cada vez mais, um funcionário apto a trabalhar em diversos setores, e se autogerenciar. O chefe centralizador está virando peça de museu.

Novo profissional tem mais liberdade de ação 

Longas jornadas de trabalho, estabilidade financeira, compromisso com carga horária engessada. Tais atributos perdem importância a cada dia diante das novas exigências a esse profissional moderno que surge no mercado. É óbvio que há pessoas dispostas a passarem em concursos públicos , e terem um salário fixo ( e alto), mas a maioria dos jovens adultos – da faixa dos 25 aos 30 anos –  dão mais importância a satisfação pessoal  e isso não necessariamente inclui salários exorbitantes.

Trabalhar em um local com horários flexíveis, expondo seu ponto de vista em relação a decisões sérias já é algo comum em muitas empresas de grandes cidades brasileiras. O home Office, serviço no qual o empregador trabalha de casa, também já é muito comum e tende a crescer nos próximos anos, como forma de diminuir o tráfego de automóveis nas vias urbanas, e proporcionar ao empregado um ambiente mais confortável para executar as funções da melhor forma possível.

Após a universidade a ordem é abrir o próprio negócio

Em suma, hoje o profissional é mais livre – sem confundir liberdade com falta de responsabilidade, obviamente – não está tão preso às amarras da instituição empresarial. Trabalhar de casa, inovar em planejamentos, sugerir mudanças é perfeitamente viável. E da mesma forma, ser empreendedor é o desejo de inúmeros egressos de universidade. Se você quer ser um profissional de TI, um jornalista freelancer ou um operador de solidworks, a realidade hoje é nova. Pronto para ser um profissional do futuro?

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas