É preciso estar motivado para seguir em frente. Motivação é aquela força que move todo ser humano a fazer o que é preciso ser feito, é um conjunto de necessidades que determinam a maneira como as pessoas agem em relação a alguma coisa.
A importância do tema fez com que diversos estudiosos da psicologia desenvolvessem pesquisas em relação a isso. A Teoria da Motivação mais utilizada no âmbito do trabalho é a de Frederick Herzberg, conhecida como a Teoria dos Dois Fatores. Essa teoria trata a motivação e a satisfação das pessoas em relação à função que exercem e ao seu ambiente de trabalho.
• Os fatores motivacionais: referem-se diretamente as atividades e ao cargo ocupado pelo funcionário. Defende-se que as tarefas gerem desafios que estimulem a satisfação diante do cargo ocupado. O que será refletido, diretamente, na produtividade e no reconhecimento do funcionário.
• Os fatores higiênicos: estão ligados ao ambiente da empresa, a cultura organizacional adotada por ela. Aqui são abordados fatores que os funcionários não têm controle, como condições físicas de trabalho, salários, benefícios, política interna, etc.
A Teoria da Motivação de Herzberg estabelece uma ligação direta entre o rendimento e a satisfação do profissional com o local onde ele trabalha. Os fatores que regem esse ambiente influenciam diretamente na motivação das pessoas que ali trabalham. O enriquecimento do trabalho é importantíssimo para construir uma motivação satisfatória e isso deve ser um processo de gerenciamento contínuo em uma organização empresarial.
Para saber quais caminhos seguir, o gestor precisa conhecer bem as pessoas que formam a sua equipe, e a Psicologia Comportamental é uma ótima alternativa para se adquirir esse conhecimento. Entender como as ideias e os comportamentos das pessoas afetam sua maneira de lidar com as situações do dia a dia é o principal mecanismo utilizado pela Psicologia Comportamental. E pode oferecer as informações necessárias para estabelecer o perfil dos funcionários da sua empresa e, assim, montar uma boa cultura empresarial a ser seguida.