Apartamento com horta. Por que não?

A baixa produtividade nas lavouras brasileiras disparou o preço do tomate e virou tema de piadas nas redes sociais, como “ sou rica! Comi tomate” e “Vou largar os estudos e começar a plantar tomate”. Mas, além das charges existe uma realidade muito preocupante.

Há algum tempo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou que cerca de 30% das frutas e vegetais comercializados têm níveis inaceitáveis de resíduos de agrotóxicos. E essa é uma ótima oportunidade para começar uma horta dentro de casa.

Enganam-se aqueles que pensam que só imóveis com quintais e grandes áreas abertas podem acolher uma plantação. A tendência dessa prática em apartamentos está cada vez maior, e os paisagistas mostram o que fazer.

Horta + apartamento = como fazer isso dar certo?

Cultivar uma horta não é tão difícil como se parece, tudo pode ser plantado em vasos, inclusive o tomate que pode crescer em um de cerâmica, e para dar certo precisam de poucos cuidados.

Vamos às compras

Cultivar alimentos é tão funcional quanto decorativo, principalmente se os recipientes ficarem próximos à cozinha ou espaço gourmet. Por isso, antes de começar a plantar, uma visita a alguma loja de jardinagem é uma boa maneira de escolher os preparativos como mini pás, mini rastelos, tesoura, sementes, argila e adubo.
Abuse da criatividade na hora de escolher seus mimos. Galochas, latas, cascas de ovo e regadores são só alguns exemplos de objetos que podem virar vasos dento do seu apartamento.

Preparação

– No fundo do recipiente deposite pelo menos 5 cm de argila do tipo expandida e por cima a terra, que pode ser preparada com adubo, e a semente. – Não é obrigatório, mas o uso de manta de bidim, também conhecida como geotêxtil, entre a terra e a argila ajudará para que as duas não se misturem e não comprometam a drenagem da plantação;

– O próximo passo é preencher o vaso quase até a borda, compactando a terra.

Obrigação

Não há um tempo de vida estipulado para a duração de uma horta. Mas, sabemos que além dos fatores climáticos, a vida dela depende de você. Na hora de escolher quais tipos plantará, se informe sobre os hábitos de cada semente.
Plantas frutíferas precisam de espaço e sol, enquanto temperos não suportam ventos e muita luz, por exemplo.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas