Apartamento VS. Casa – A disputa por sua escolha!

Está pensando em se mudar? Casar? Morar sozinho? Vai ter um filho?

Em todas essas situações, normalmente, surge a dúvida entre comprar uma casa ou um apartamento.

Esses imóveis, tanto um quanto o outro, tem suas vantagens, desvantagens e suas particularidades, e elas devem ser avaliadas de acordo com o perfil do futuro morador.

Conheça aqui uma avaliação completa que irá ajudar em sua decisão!

Vantagens e desvantagens

Segurança, privacidade, custos, liberdade, lazer e manutenção. Esses seis pontos foram avaliados para por um ponto final na dúvida: “Casa ou apartamento, qual escolher?”.

A seguir você vai encontrar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções, tanto casa, quanto apartamento, e contar com um vencedor selecionado para cada categoria, assim, você pode fazer sua própria avaliação e escolher o imóvel ideal para você.

E a disputa começa…

Segurança

Apartamento: Pesquisas comprovam que apartamentos são três vezes mais seguros que casas. Entender o motivo para esse número não é difícil, logo que nos prédios existem portaria, seguranças, câmeras, interfone, entre outros, o que reduz incrivelmente a taxa de assaltos. Os custos também são menores, logo que são divididos entre todos os moradores.

Casa: A proteção se resume ao tamanho dos portões e dos muros, e em tudo o que você investe por fora, o que tem um custo elevado, como câmeras, cercas elétricas, guardas vigilantes e outras medidas, que além de tudo, contam com mensalidades e manutenções.

VENCEDOR: Apartamento

Privacidade

Apartamento: Como muitas pessoas moram em um mesmo local, regras de convivência existem, ou seja, em um apartamento as festas têm hora certa para acabar e você sempre pode ouvir barulhos dos seus vizinhos. As áreas de lazer também são compartilhadas, o que não auxilia no quesito privacidade.

Casa: Em uma casa o quintal é só seu, a churrasqueira é só sua, o portão é só seu e você pode ter os animais que quiser sem ter que perguntar para o síndico do prédio se é permitido. Para quem busca por privacidade, uma casa pode ser interessante. Lembre-se que mesmo em uma casa você não pode fazer festas com música alta até o amanhecer, afinal, a lei existe e você ainda tem vizinhos.

VENCEDOR: Casa

Custos

Apartamento: Mais uma vez, como tudo é dividido, no fim a conta fica menor, tanto no custo do terreno, quanto no IPTU e até mesmo na taxa de manutenção das áreas comuns. Com o apartamento, você tem a taxa de condomínio. Porém, a mesma tem um ótimo custo-benefício, pois para ter essa infraestrutura em uma casa, você gastaria muito mais.

 Casa: Seu preço, tanto para alugar, quanto para comprar, é cerca de 25% mais caro em relação aos apartamentos. Em uma casa, você paga totalmente sozinho o valor do terreno, impostos como IPTU e as manutenções como eletricidade e encanamento também são totalmente por sua conta.

VENCEDOR: Apartamento

Liberdade

Apartamento: Assim como no quesito privacidade, tudo em relação à liberdade deve ser pensado no coletivo. Por exemplo, caso queira realizar alguma manutenção ou reforma, a possibilidade deve ser consultada antes, para verificar se essa alteração não pode prejudicar a estrutura do edifício.

Casa: Você pode reformar uma casa como e quando quiser, e pode modificar o jardim como desejar. Por isso mesmo no quesito liberdade, a vitória é das casas.

VENCEDOR: Casa

Manutenção

Apartamento: Os prédios residenciais sempre contam com profissionais especializados para a manutenção da piscina, limpeza das áreas comuns, encanamento; e pessoas responsáveis por partes chatas como levar o lixo para fora, por exemplo.

Casa: Manter uma casa dá trabalho e um custo considerável. Por mais que a casa seja nova, algum tipo de manutenção sempre é necessário, nem que ela seja a limpeza ou a jardinagem.

VENCEDOR: Apartamento

Lazer

Apartamento: As opções de lazer são um dos pontos mais importantes para a decisão de compra de um apartamento, afinal, hoje você pode encontrar apartamentos que contam com piscinas adulto e infantil, quadras esportivas diversas, churrasqueiras, salões de jogos e até mesmo academias. Esses itens valorizam o imóvel e são sinônimos de qualidade de vida.

Casa: É quase impossível ter todas as opções de lazer encontradas nos prédios residenciais em uma casa, a menos que seja uma mansão e das bem caras. Para poder desfrutar de piscinas e quadras você precisa ir a clubes especializados, o que muitas vezes, não se encontra disponível bem próximo de sua casa.

VENCEDOR: Apartamento

Faça sua escolha!

E os apartamentos vencem a disputa por 4 X 2!

Agora é sua vez de avaliar.

As duas opções são boas, é claro, e o mais importante é ter uma casa própria e, se possível, outros imóveis como investimento.

No fim tudo depende de qual é o seu perfil, quais são suas prioridades e o que você deseja nesse momento.

Se você é uma pessoa reservada e quer utilizar toda liberdade e privacidade possível, procure conhecer e considerar algumas opções de apartamentos antes de tomar sua decisão.

A incorporadora Tibério oferece inúmeros imóveis com diversas características para cada perfil de pessoa, dar uma olhada em seus empreendimentos é uma boa dica.

Boa sorte na sua escolha!

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas