Aquecimento global: o planeta pede socorro!

Muito se fala em aquecimento global, que o planeta está ficando mais quente, mas será mesmo que devemos nos preocupar tanto? O aquecimento do planeta é reversível? Podemos mudar?

Para um entendimento fácil, explicarei de modo simples este fenômeno, o aquecimento do planeta, conhecido também como Efeito Estufa.

Esse é um processo natural que ocorre para manter a vida e a temperatura do planeta Terra. Sem o efeito estufa a temperatura do planeta cairia demasiadamante, não havendo condições de sobrevivência. Para que ocorra o aquecimento e a manutenção da temperatura do planeta são necessários alguns gases, conhecidos como gases estufa.

Dentre os gases estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), Perfluorcarbonetos (PFC’s ) e também o vapor de água.

Quando os raios solares incidem sobre a Terra uma parcela é absorvida e outra é repelida para o espaço. A parcela que é absorvida encontra com esses gases e faz com que o  planeta fique mais quente e propício para ter vida. O aumento excessivo dos gases estufa é o fator preocupante.

Quanto mair for a poluição do ar, haverá maior quantidade de gases estufa em nossa atmosfera. E, quanto mais gases na atmosfera, mais a Terra vai absorve raios solares, ficando muito quente.

O efeito estufa é um processo que ocorre normalmente, necessário para ter vida no planeta. O aumento dos gases estufa e o consequente aumento da temperatura é o que nos prejudica.

Mas, como podemos reverter essa situação?

Simples, vamos poluir menos. Se essa  medida não adiantar, teremos que tentar retirar todo o excesso de gases estufa da atmosfera. Pesquisadores já estudam um meio, e até tem uma máquina-prorótipo, de retirar uma parcela dos gases estufa filtrando-os. Outra medida simples é usar o georreferenciamento como meio de mapear as áreas e cidades que mais poluem.

Se cada um fizer sua parte, deixaremos para nossos filhos e netos um planeta melhor.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas