As principais funções de um contador dentro de uma empresa

Não existe uma pequena empresa nesse mundo, que seja, que não conta com a ajuda de um escritório de contabilidade para auxiliar no equilíbrio das finanças – a menos, claro, que ela não tenha o menor interesse em crescer no mercado. Afinal, sem a ajuda especializada naquilo que é mais frágil nas organizações – e nos seres humanos –, que é o bolso, poucas empresas sobrevivem aos primeiros anos de mercado. Os dados brasileiros quanto a isso são assustadores, principalmente para quem acredita que ter um contador é um “luxo”. Hoje em dia é mais do que importante contar com essa consultoria financeira para que as contas estejam sempre em dia e batam sempre no lado azul das expectativas. E ter um contador, claro, é sempre muito bom, devido às várias funções que ele pode desenvolver a serviço de uma empresa.

Dentre elas uma das principais é também uma das mais básicas: cuidar do patrimônio da empresa seja ela pequena, média ou grande. Lidar com um sistema contabilidade na atualidade é mais do que fazer um simples levantamento de impostos, lidando com a declaração de cada um no seu tempo certo. É também desenvolver todos os níveis possíveis de matemática financeira, calculando ativos, passivos, lucros e reveses, e ainda colocando no papel tudo aquilo que pode ser feito para reverter um quadro desfavorável.

Aí entra outra das principais características de um contador moderno, que é a capacidade de gerar uma consultoria técnica especializada para o grupo da gestão de tomada de decisões dentro da empresa. Sempre que for procurar um contador ou escritório de contabilidade para trabalhar pela sua empresa, veja se a pessoa ou o grupo é capaz de dar esse respaldo e confiança de que pode, mesmo, ser um bom consultor financeiro para o negócio. Ninguém exige que um contador seja um economista, mas assim como ele entende de leis deve entender, também, das tendências de mercado para fazer com que a empresa sempre possa crescer. Tendo essas características consideradas principais, basta saber se ele é bom de contas e bom de serviço. Se bem que, com esse nível de dedicação, é difícil o contador não ser bom naquilo que faz.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas