As vantagens do sistema capitalista

O capitalismo é o sistema econômico existente no Brasil e em praticamente todos os países do mundo, e abre espaço para empresas, e pequenos negociantes de diversos ramos prosperarem. Embora criticado, e combatido por vários intelectuais da esquerda, estudantes , e pessoas que se sentem excluídas ao modelo econômico no qual privilegia o acúmulo de capital(e de bens), – apesar que o combate ostensivo e maniqueísta ao sistema perdeu força nesses novos tempos, dando espaço à críticas com argumentações mais consistentes s – eis o modelo que perdura com êxito até hoje nas principais  economias globais. Não há perfeição em nenhum modelo econômico criado até hoje, mas há várias vantagens do sistema capitalista.

No capitalismo impera a livre concorrência, há espaço para os serviços aprimorarem seus níveis de produção e introduzir métodos mais modernos, o que é bom para o consumidor. Nessa liberdade há competição, e consequentemente a qualidade dos serviços é aprimorada. A economia é descentralizada, com a lei da oferta e da procura. Além disso pesquisas apontam que em nações capitalistas, o nível cultural, e o índice de desenvolvimento humano é mais alto, até mesmo entre aqueles de poder aquisitivo menor. Há oportunidade de mobilidade social; ascender socialmente é possível a todos, ao contrário do utópico (ou não?) sistema socialista, onde a economia era planificada, e almejava-se distribuição de renda igualitária.

Os principais críticos ao sistema capitalista apontam que ele é excludente. Muitos daqueles que prestam serviços de considerada “mão de obra barata” não tem acesso ao capital necessário para constituírem uma vida digna, e muitas vezes são marginalizados. No entanto está provado que com políticas certas de educação, e saúde – embora a interferência do estado na economia seja quase nulo – tais disparidades são minimizadas. É impossível conceber uma sociedade 100% igualitária, mas tornar oferecer qualidade de vida a maioria dos cidadãos é perfeitamente crível dentro do modo de produção capitalista.

Nesse sistema o pequeno comerciante, pode expandir o seu negócio, e futuramente transformar-se num mega empresário, graças ao seu faro comercial e a obstinação. Estudar, fazer cursos técnicos é a melhor forma de evoluir, e ascender socialmente dentro desse sistema que não competitivo, mas todos podem vencer. Um estudante de engenharia com um curso de solidworks , excelente ferramenta para a criação de peças, terá chances de diferenciar-se dos demais por ter um ingrediente a mais no currículo, e quem sabe, abrir um próprio negócio no futuro.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas