Benefícios que o saneamento básico traz para a população

De acordo com o Instituto Trata Brasil, o saneamento básico não está atrelado somente à saúde e desenvolvimento humano, ele é também um fator econômico. Segundo o estudo Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro, publicado em 2010 pela entidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o bom saneamento também ajuda na valorização de imóveis e na produtividade dos trabalhadores brasileiros.

A publicação também revela que se todos tivessem acesso ao saneamento, somente no ano de 2009, 1.277 mortes de tratos gastrointestinais teriam sido evitadas. A maior parte das ocorrências de internações foi na região norte e nordeste.

A falta de saneamento básico acarreta diversos tipos de doenças, desde a dengue, até a cólera, a hepatite, a febre tifoide, a lombriga e diversos tipos de diarreia. A vantagem de morar em locais com cobertura do saneamento é a qualidade de vida e segurança do consumo da água. Segundo relatório do instituto, de 2003 a 2008 mais de R$ 10 bilhões foram investidos em saneamento básico no Brasil, o que incluiu mais de 15 milhões de pessoas ao acesso à rede de esgoto.

O saneamento básico no Brasil ainda é deficitário, se levar em conta que 57% dos brasileiros não têm esgoto coletado em suas residências. Já a distribuição de água é mais democrática, atinge quase 80% dos cidadãos. A meta do governo federal é de que até 2030, todos os brasileiros tenham acesso irrestrito e universal ao saneamento básico.

Existe até profissionais dedicados exclusivamente ao tratamento de esgoto e água potável, como o caso dos engenheiros sanitários, responsáveis por obras públicas para a melhoria de vida da população. No Brasil, o patrono do saneamento básico é o engenheiro sanitarista Francisco Saturnino de Brito.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas