Carpete de madeira ou piso laminado?

– 18:09

Uma dúvida frequente ao se comparar preços de revestimentos de piso do consumidor é Qual a diferença entre o piso laminado e o carpete de madeira? Na verdade a resposta para essa pergunta é bastante simples: o que varia nos dois casos é a resistência do revestimento ao desgaste com o passar do tempo. Isto, porém, não é baseado nos critérios do fabricante, mas sim em uma norma de vigência nacional, a NBR 14833-1:2009, que estabelece critérios de resistência para o piso laminado. Segundo esta norma, só pode ser chamada de piso laminado um revestimento capaz de resistir a mais de 900 ciclos de abrasão. Os revestimentos laminados que ficarem abaixo deste rendimento será caracterizado como carpete de madeira.

O que você ganha com isso? Bom, em primeiro lugar à resistência à abrasão é a resistência do seu piso a riscos e arranhões, ou seja, a desistência ao desgaste dele. Por isso, o piso laminado possui maior durabilidade se comparado ao carpete de madeira. Obviamente isto implica que o preço do piso laminado costuma também ser frequentemente mais elevado em relação ao carpete de madeira.  Alguns fabricantes chegam a dar garantia de 15 anos à pisos laminados, se seguidos os seus padrões e exigências à risca, isto é, se a maneira de colocar o piso laminado for seguida conforme às instruções do fabricante e que se tenham usado ferramentas adequadas para esse fim.

Vale lembrar que a resistência superior do piso laminado só se aplica à abrasão. Ambos os revestimentos, tanto o piso laminado quanto o carpete de madeira são materiais vulneráveis à humidade, por isso é essencial à correta instalação da manta protetora e niveladora sob o piso. Além disso, nenhum dos dois pode ser lavado com água, no máximo se emprega um pano úmido para tirar manchas e sujeira do piso. Nesse sentido, ambos os revestimentos perdem para o piso de madeira maciça, o revestimento original que, apesar de muitas vezes mais cara a instalação é muito mais versátil, e possível de ser feita manutenção, ao contrario dos laminados, que quando a superfície de uma placa estiver danificada, só trocando mesmo. Também não se recomenda o enceramento destes revestimentos, sob o riscos de causar manchas em sua superfície, além de torna-lo muito liso e, portanto, propenso a causar escorregões e quedas de pessoas.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas