Chile aposta em SMS para alertar sobre terremotos

Após sofrer terremotos de magnitudes acima de 8 na escala Ritcher, que está graduada de 0 a 9, o governo chileno vem planejando meios eficazes para alertar a população sobre esses graves abalos sísmicos.

Uma forma que vem sendo estudada pelo Ministério de Transportes e Comunicações para esses alertas é através do torpedo grátis sms.

O SMS já é largamente difundido entre a maioria da população mundial e vem sendo usado hoje em dia não só para comunicação pessoal, mas também por empresas que querem divulgar seus produtos e serviços. Agora o Chile quer preparar seu setor de comunicações para o alerta sobre futuros terremotos evitando assim a sua ação devastadora, já que o país está localizado sob uma área de convergência de placas tectônicas que o torna mais suscetível a desastres dessa natureza.

As mensagens de SMS funcionam através de pacotes de dados no aparelho por um canal de controle das torres de telefonia celular, e ao contrário do que um simples telefonema, o SMS não sobrecarrega tanto a rede telefônica tornando a comunicação mais efetiva. Dessa forma, a informação chega ao usuário do sistema criado pelo governo de forma mais rápida, sem ruídos ou mal-entendidos.

O governo chileno vem estudando formas de melhorar o sistema de envio de mensagens para que seja possível avisar com antecedência famílias que estejam em áreas de risco e dar as coordenadas para que elas procurem locais seguros mais próximos.

A detecção de um terremoto ocorre por medições de ondas mecânicas e vibrações. Os sismógrafos e os sismômetros, aparelhos que fazem essas medições, são capazes de fazer estudos específicos que demonstrem as áreas mais propensas a esses desastres, apesar de ainda ser muito difícil prever com exatidão quando e com qual magnitude eles ocorrerão.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas