China – comporte-se corretamente no país da Canton Fair

 A China é a bola da vez no universo dos negócios. Não é atoa que o gigante asiático sediará em Outubro a anual Canton fair, considerada a maior feira de negócios do planeta. Para se ter uma ideia, no megaevento multissetorial há cerca de 60 mil stands, algo muito superior às maiores feiras que acontecem no Rio Centro, por exemplo. Logo, é determinante saber algumas dicas de como se comportar num dos países mais populosos do mundo. A China não se parece com o Brasil em termos culturais. Um pequeno exemplo: você não pode abraçar um indivíduo com o mesmo ímpeto que aqui, o contato estabelecido pelo tato não é um costume local. País frio? Nada disso, apenas uma diferença como qualquer outra.

No crescimento exponencial o país atrai visitantes

 É impensável menosprezar o potencial chinês, afinal apesar da crise econômica o país ainda cresce acima dos 7% anualmente. O turismo do país pega carona nessa evolução. Nunca se viu tantos gringos visitando a China, a maioria deles impressionados com tudo que acontece por lá. Que tal aprender algumas lições que podem auxiliá-lo na visita ao país, tanto em ocasiões profissionais – como na visita à Feira de Cantão – como no lazer?

1 – Antes de viajar tome vacina – Verifique quais são as vacinas necessárias no Continente asiático. O seu sistema imunológico não está preparado para protege-lo contra doenças de outro país. A proteção é obrigatória.

2 – Seja moderado, evite hábitos efusivos – Chineses não falam alto, não beijam em público. Evite o contato tátil com eles na hora da conversa, e modere seu tom de voz na hora da comunicação.

Culinária – Os pratos chineses são exóticos. Lá eles comem carne de cachorro, insetos, e prato com molhos inusitados. Para o chinês é  muito indelicado fazer cara feia na hora de experimentar um prato deles, portanto antes de pedir alguma refeição informe-se do que se trata, peça a opinião de brasileiros.

 Água – Não é em todos os lugares que você encontrará água potável. Compre água mineral.

 Não jogue lixo no chão – Esse péssimo hábito comum entre brasileiros, inexiste em cidades como Macau, Hong Kong, e Pequim. As ruas estão sempre limpas, então, só jogue pedaços de papel, e bituca de cigarro no lixo.

Um país de várias nuances 

O país do ninho do pássaro (aquele belíssimo estádio olímpico das Olimpíadas de 2008 ), da Grande muralha, e da Cidade proibida  é belo e riquíssimo em termos culturais e geográficos. Vale a pena se aventurar em uma cultura distinta da nossa, e até comer algumas iguarias estranhas. Quando você for fechar negócios na feira de cantão, aproveite para passear, e conhecer as peculiaridades do gigante asiático. 

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas