Clínica Maxwell Page 2 – Part 2

Um dos principais desafios para quem precisa vencer a luta contra a dependência química é superar as estatísticas que demonstram o elevado número de pacientes que desistem do tratamento antes que os avanços obtidos sejam devidamente consolidados. O resultado desse abandono é, quase sempre, um retorno ao uso dos entorpecentes e do álcool, em alguns casos em proporção superior à fase pré-tratamento.

Para que o paciente possa evitar fazer parte dessa triste estatística, uma das principais recomendações é ser perseverante, ou seja, acreditar que, junto com a equipe da clínica de reabilitação, será capaz de vencer o poder altamente atrativo e destrutivo dos narcóticos e do álcool.

Mas ser perseverante não significa assumir uma postura de excesso de otimismo em relação a si mesmo, acreditando ser capaz de livrar-se do vício sem o auxílio de profissionais preparados e de um ambiente propício para o atendimento dessa necessidade. Ao agir com excesso de autoconfiança, muitos pacientes abandonam o tratamento e sofrem recaídas que, em muitos casos, os conduzem a novos problemas de saúde.

Para minimizar esse risco, recomenda-se buscar tratamentos em centros de referência como é o caso da Clínica Maxwell, uma das mais tradicionais do Brasil no seguimento de recuperação de dependentes químicos e pacientes portadores de transtornos depressivos. São mais de 35 anos oferecendo uma alternativa segura para pacientes que buscam uma recuperação efetiva da sua autoestima e uma retomada dos seus projetos de vida.

Além de empregar as mais modernas técnicas médicas disponíveis no mundo para o tratamento da dependência química, a Clínica Maxwell oferece uma das melhores infraestruturas do país, com médicos, psicólogos e enfermeiros atendendo 24 horas por dia, além de uma equipe de três membros de staff para cada paciente.

Outra vantagem da Clínica Maxwell é a disponibilização de áreas que permitem o contato do paciente com ar puro e a natureza, um importante complemento para promover um tratamento mais eficaz e com menor tempo de permanência.

Apesar de todos os recursos oferecidos pela Clínica Maxwell e outras do mesmo seguimento, a principal recomendação dos especialistas para garantir o sucesso nos tratamentos contra a dependência química é contar com o apoio da família.

Um distúrbio muito antigo que assola a humanidade, silencioso para alguns e visível para outros, a depressão acompanha situações como apatia, perda de prazer nas atividades diárias e baixa autoestima. É considerada uma doença multifatorial, ou seja, não depende de uma única situação ou fator para acontecer, também tem intensidade variada, dependendo de cada paciente.

O transtorno é associado a um desequilíbrio que acontece em algumas substâncias cerebrais. Seus sintomas principais são: humor depressivo ou irritante, diminuição ou incapacidade de sentir prazer e alegria, interpretações negativas, insônia, perda ou aumento de apetite, alteração de peso, problemas psicomotores, ideias suicidas, vontade de morrer e falta de energia.

O diagnóstico vem através de impressões sobre como está o paciente, o que está sentindo e como está se relacionando com outras pessoas. O diagnóstico da depressão necessita muita atenção ao estado psicológico do paciente, alguns sintomas acontecendo simultaneamente durante duas semanas podem evidenciar a presença da doença. Os principais são anedonia e desmotivação. Quando estes somados a outros causam prejuízos nas relações com as pessoas e nas atividades cotidianas, é um sinal de alerta.

Não há um exame específico para diagnosticar a depressão, deve haver uma entrevista com um médico da área, através de uma investigação profunda com perguntas sobre histórico familiar e sintomas ao paciente.

Os principais medicamentos para o tratamento têm por função primordial agir diretamente na estabilização dos níveis normais das substâncias que estão desreguladas no cérebro e causam a doença. Alguns tipos de drogas ilícitas ainda podem levar a depressão crônica como a cocaína, pois é capaz de alterar o sistema nervoso em menos de 15 segundos após o uso.

A clínica Maxwell é pioneira no tratamento de dependentes químicos e depressão há mais de 30 anos. Com uma estrutura diferenciada é capaz de dar toda assistência a seus pacientes, são 3 funcionários de seu staff por pessoa, promovendo uma atenção única e diferenciada.

A escolha de uma boa clínica de reabilitação exige que certos cuidados, pois cada paciente precisa de um tratamento específico. Sendo assim, é necessário considerar diversos fatores na hora de definir o centro de recuperação mais adequado para cada caso.

Os tipos de tratamentos fornecidos devem incluir opções variadas para as mais distintas situações. Em geral, a reabilitação de dependentes químicos é realizada a partir da internação, porém, há tratamentos em que os pacientes podem sair da clínica no período da noite. Não são todos os viciados que precisam de internação, em alguns casos eles podem comparecer apenas para consultas regulares e encontros com grupos de apoio.

Independente do tipo de tratamento é essencial que a instituição escolhida esteja dentro das normas internacionais exigidas para clínicas de reabilitação. Infraestrutura de qualidade, uma equipe de profissionais devidamente capacitados e os programas que incluem atividades diversificadas são alguns dos fatores que não podem faltar nessas instituições.

A Clínica Maxwell é pioneira na reabilitação de drogas no Brasil. Ela possui os requisitos exigidos pelas normas internacionais de funcionamento de clínicas desse tipo, servindo como referência para quem precisa de tratamentos relacionados à dependência química.

Localizada em Atibaia, a Clínica Maxwell conta com 6.000 m² de área verde, além de instalações hospitalares e ambientes que garantem uma desintoxicação eficaz. Os pacientes podem frequentar salas de terapia, posto de enfermagem, academia, piscina, quadra poliesportiva, sala de artes, entre outros locais propícios para a realização de inúmeras atividades vantajosas para o tratamento.

A Clínica Maxwell também é bastante procurada devido à presença de uma equipe que inclui médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, além de outros funcionários ligados à hospedagem dos pacientes e à prática de diversas atividades. Dependendo do caso, a clínica oferece atendimento 24 horas.

A depressão é uma doença como qualquer outra e pode afetar a vida de milhões de pessoas no mundo todo, todos os anos. É uma condição que muitos acreditam ser puramente psicológica, mas que a medicina acredita ser biológica também. Estudos comprovam que há indícios de hereditariedade na depressão, ou seja, de filhos de pessoas deprimidas também sofrerem de depressão, o que comprovaria a sua natureza fisiológica.

Os principais sintomas da depressão podem variar muito de pessoa para pessoa e dependem da forma como cada um enfrenta os problemas. Os casos mais leves podem demonstrar pequenas mudanças no humor, passando do alegre para o tristonho, da insônia ao desânimo. Nos casos mais graves, podem ocorrer sintomas como a queda de cabelo, a caspa excessiva, prisão de ventre, enxaquecas, aumento ou perda de apetite, regressão emocional (voltar a ter atitudes de quando se era mais jovem) e impotência.

Alguns estudos afirmam que há tipos de depressão que são inevitáveis, já que elas podem ocorrer por mau funcionamento do cérebro. A maioria dos tipos de depressão, porém, pode ser prevenida com a adoção de um estilo de vida saudável, com boa alimentação, a prática de exercícios e uma atitude positiva em relação à vida, buscando uma carreira do próprio interesse, ou reservando tempo para aproveitar a vida e seus aspectos como a família, viagens, leitura, hobbies, etc.

Em qualquer fase de depressão, existem bons tratamentos e clínicas especializadas para lidar com o problema. A depressão pode causar um sentimento de desespero e de falta de esperança muito forte se não for tratada corretamente. Para o diagnóstico e tratamento dos mais variados tipos de depressão, uma alternativa viável são as clínicas especializadas em reabilitações de dependentes químicos como a Clínica Maxwell.

A Clínica Maxwell possui 35 anos de experiência na reabilitação de drogas, alcoolismo e depressão e é pioneira no seu ramo no Brasil. Ela possui toda a infraestrutura necessária para reabilitar os usuários e possui especialização no tratamento da depressão, contando com uma equipe de terapeutas, psicólogos e psiquiatras qualificados, além de diversas instalações de laser e de terapia para tratar e reintegrar o paciente na sociedade.

Os tratamentos de dependentes químicos devem ser aplicados de acordo com a situação de cada caso. Como nem todas as clínicas oferecem os mesmos tipos de tratamentos é importante pesquisar para escolher a melhor opção conforme as características do usuário que passará pelo processo de reabilitação.

Em geral, os centros de recuperação disponibilizam três opções de tratamento. Primeiramente temos os pacientes que são internados em período integral, ficando sob o cuidado de uma equipe de médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais durante o dia inteiro. Há também tratamentos em que os pacientes ficam internados durante o dia e podem passar a noite em suas próprias casas. E o chamado tratamento externo é aquele cujos dependentes químicos devem fazer visitas regulares à clínica, tanto para a participação em grupos de apoio como para acompanhamento psiquiátrico.

A internação em uma clínica de reabilitação pode ser de curto prazo, durando cerca de um mês, ou de longo prazo, podendo durar seis meses ou mais, conforme o progresso do paciente.

Normalmente, a primeira fase de um tratamento de reabilitação inclui avaliações para que a equipe médica faça um planejamento da medicação que será aplicada e das medidas que serão tomadas. Depois da primeira etapa, em que também são realizados os mais distintos tipos de exames, o paciente passa a participar das atividades disponíveis na clínica para que os sintomas de abstinência sejam aliviados.

A Clínica Maxwell destaca-se no cenário nacional por ser pioneira na reabilitação de drogas, além de seguir os padrões internacionais para clínicas de recuperação. Outra vantagem desse estabelecimento é a sua infraestrutura, que conta com ambientes ideais para as sessões de terapia e as demais atividades como as práticas esportivas e as aulas de idiomas, de dança, de artesanato, entre outras.

Portanto, todos os pacientes podem escolher atividades conforme suas habilidades, o que torna o tratamento muito mais eficiente.

Hoje existem diferentes tipos de tratamento para dependentes químicos, o que permite que cada problema seja tratado particularmente. O Brasil conta com excelentes clínicas de reabilitação com ótima infraestrutura e profissionais muito bem qualificados, características importantes que devem ser levadas em conta ao contratar o serviço de algum centro de reabilitação.

Entre as opções de tratamento, existe o tratamento interno, no qual a pessoa fica internada integralmente na instituição e cujo tempo de recuperação depende do estágio em que ela está. Existe também o tratamento em que a pessoa não fica internada, mas precisa frequentar grupos de apoio e fazer uso de remédios, o que caracteriza o tratamento externo. Outra forma de tratamento é a internação parcial, em que o dependente passa o dia na clinica, contudo volta para casa à noite.

A dependência química pode afetar qualquer indivíduo. Ela gera uma série de transtornos, tanto ao dependente quanto aos que estão à sua volta. Para uma recuperação completa e verdadeira, o dependente precisa do apoio familiar e dos amigos e principalmente reconhecer que precisa de ajuda e ter interesse em se tratar, diminuindo as chances do tratamento ser interrompido. Além disso, para o equilíbrio do corpo e da mente, o paciente precisa de acompanhamentos médico e psicológico.

Outra forma de colaborar com o tratamento de um dependente químico é oferecer atividades que o ajudem a ter mais saúde e bem-estar. É o caso de atividades físicas, que estão associadas à liberação de substâncias como a endorfina, que proporciona sensações de prazer e relaxamento. Disponibilizar atividades que estimulam o lado artístico do paciente, como pintura de quadros e passatempos musicais, também contribui para a melhora dele.

A Clínica Maxwell é reconhecida em todo o país por ser pioneira na reabilitação química. Essa instituição fornece uma infraestrutura de excelente qualidade e respeita todas as normas exigidas.

Entre as atividades promovidas pela clínica Maxwell, destacam-se a terapia individual, as dinâmicas de grupo, a orientação familiar, os jantares e festas temáticas, os debates literários, a prática de esportes e a pintura de quadros. Existem ainda atividades extras como hipismo, squash, aulas de música, de dança e de idiomas.

A dependência química é considerada uma doença, e como tal, necessita de tratamento para ser vencida. Contudo, na maioria das vezes, o usuário é incapaz de reconhecer os males causados pelas drogas em sua vida e muito menos ter consciência do sofrimento que causa às pessoas à sua volta. Diante dessas circunstâncias, a família tem a missão de buscar um meio de ajudar o dependente o quanto antes.

Quando o usuário tem consciência de que está doente e precisa de apoio para se curar, é possível optar por uma internação voluntária. Esse procedimento é feito mediante o consentimento do dependente e é menos doloroso tanto para o paciente quanto para a família, pois acontece de forma consciente. A clínica que vai receber esse indivíduo deve dispor de profissionais especializados para auxiliá-lo durante as crises de abstinência para que ele não desista de continuar o processo. Além disso, o paciente e a família devem estar bem informados sobre o tratamento em si, as regras apresentadas no momento da internação e a proposta oferecida pela equipe de saúde.

Porém, em muitos casos, dependente químico já está tomado pelo vício e não consegue largar as drogas. Nessas situações, a família tenta realizar a internação involuntária. Essa prática é prevista em lei e indicada para pessoas que se encontram em um nível grave de dependência, mas que não aceitam um tratamento. Depois da entrada do paciente na clínica, o Ministério Público deve ser informado e o médico especialista deve emitir um laudo. Esse tipo de internação costuma ser doloroso, pois é feito de forma forçada.

Seja qual for o tipo de internação, é necessário que a família apoie esse membro e busque por profissionais sérios para a realização eficaz do tratamento. Por exemplo, a Clínica Maxwell é um dos lugares mais indicados para a reabilitação de usuários de drogas. Esse procedimento é feito de forma diferente para cada tipo de paciente. A clínica conta com uma equipe médica especializada competente, disponível 24 horas.

Nem todos os usuários de drogas tornam-se dependentes químicos. Há pessoas que, depois de certo período, abandonam o uso, sem grandes dificuldades. Contudo muitas se tornam tolerantes a essas substâncias e não conseguem deixar de ingeri-las.

Quem desenvolve um quadro de dependência química precisa de ajuda para controlar a ansiedade e eliminar a necessidade de consumir drogas. Para isso, é essencial buscar ajuda em clínicas e instituições de recuperação.

Há vários tipos de tratamentos e cada um é feito para determinado nível de dependência química. As terapias realizadas em grupo, por exemplo, permitem que os usuários tenham contato com experiências de quem passa pelo mesmo problema e ensinam a eles como se portar em crises de abstinência.

Esses grupos também apresentam aos pacientes estratégias para abandonar o vício e evitar recaídas, além de promover palestras e atividades que visam à reinserção social desses indivíduos, bem como na reformulação de seus projetos de vida.

Já na psicoterapia individual o paciente consegue perceber suas reais dificuldades e trabalhar formas viáveis de como manter o equilíbrio emocional, bem como maneiras de lidar com situações de risco.

Esses e outros métodos são adotados pelos melhores programas de reabilitação de dependentes. No entanto, para que o tratamento tenha maiores chances de sucesso, é necessário que ele seja realizado por um tempo adequado, que varia de indivíduo para indivíduo.

De acordo com pesquisas, o uso contínuo da droga acarreta prejuízos significativos nas funções cerebrais do dependente, os quais permanecem por muito tempo depois que ele deixa de usar a substância. Por isso, independente de haver internação ou não, o tempo médio para o tratamento completo, direcionado por uma clínica de reabilitação, é de 90 dias ou mais.

No Brasil, existem diversas instituições que oferecem tratamento para usuários de drogas. A Clínica Maxwell, por exemplo, trabalha há 34 anos nessa área e conta com profissionais capacitados, aptos a auxiliar os pacientes nas mais diversas dificuldades.

A dependência química é uma condição decorrente da constante utilização de drogas psicoativas, que causam reações no sistema nervoso central, tornando o indivíduo tolerante a essas substâncias. Essa situação é diferente do vício, o qual se caracteriza pela necessidade de consumir drogas compulsivamente.

O diagnóstico dessa doença é feito por meio da observação de alguns sintomas, tais como: necessidade de aumentar as doses de droga consumidas, com o objetivo de obter rapidamente os efeitos esperados; irritabilidade; ansiedade; dificuldade de dormir e o abandono de atividades sociais.

Devido ao aumento de pessoas dependentes registrado nos últimos anos, a dependência química já é considerada uma das principais enfermidades psíquicas no mundo todo. Por isso, cada vez mais se faz necessária a ampliação de programas voltados para o tratamento desses usuários.

A reabilitação de um dependente químico não é fácil, pois as chances de recaídas são altas.  No entanto, os resultados obtidos nos casos em que o paciente e sua família se empenham, a recuperação é alcançada com sucesso.

Uma clínica de reabilitação é o lugar ideal para iniciar esse tipo de programa. Essas instituições contam com a estrutura necessária para fornecer apoio e tratamento adequados ao paciente.

Um bom exemplo é a Clínica Maxwell, que trabalha há mais de 30 anos com recuperação de dependentes químicos e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, dispostos a atender aos pacientes 24 horas por dia. Além disso, suas instalações atendem aos mais rigorosos níveis de exigências e abrangem 6000 m2 de área verde, ambiente ideal para práticas terapêuticas.

Mas para dar início ao processo de reabilitação é necessário que o dependente seja motivado a seguir em frente, com persistência e determinação. Ele precisa estar preparado para enfrentar, num primeiro momento, a ausência da família e os sintomas que surgirão durante a fase de abstinência, como tremedeira, suor excessivo e aumento da pressão arterial.

O problema do uso de drogas é um dos que mais atinge a sociedade atual. De acordo com estatísticas da OMS, Organização Mundial da Saúde, 10% da população mundial faz uso de substâncias nocivas à saúde, como álcool, cigarro ou maconha. Esse dilema, que muitas vezes começa em casa, se espalha para outros ambientes, como o profissional e até mesmo os de lazer.

Evitar o primeiro contato com o álcool ou cigarro é essencial. Isso porque ambos são a porta de entrada para outras drogas, segundo afirmam especialistas. De acordo com pesquisas, a ingestão deles estimula a pessoa a criar coragem para experimentar outras drogas consideradas mais pesadas.

Fora essa atitude, algumas outras podem ajudar a combater o uso ou o contato inicial com as drogas.

Pais, filhos, familiares e amigos devem conversar amplamente sobre o tema. No bate-papo, devem ser expostos os riscos e os problemas causados pelo uso de drogas. Como, infelizmente, tem-se tornado cada vez mais comum a conduta falha, procure dar exemplos de pessoas que tiveram graves problemas por causa do consumo desse tipo de substância.

Práticas esportivas de qualquer natureza e ocupação do tempo ocioso com atividades extras, como cursos, ajudam na prevenção. Se o problema for dinheiro para a realização de alguma dessas tarefas, uma boa caminhada ajuda a relaxar e espairecer a mente. A leitura de livros e revistas também ocupa o cérebro.

Por fim, caso haja suspeita ou confirmação de que um familiar, amigo ou pessoa próxima esteja fazendo o uso de drogas, o melhor caminho é buscar espaços voltados para a recuperação de dependentes químicos. Um conceituado local voltado para esse tipo de tratamento é a Clínica Maxwell, localizada em Atibaia – São Paulo, que oferece todo o suporte para a recuperação de pessoas que estejam enfrentando esse problema.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas