Como a educação ambiental é discutida hoje nas escolas

É muito comum no Brasil que a educação ambiental seja ministrada como um complemento em aulas de ciências, biologia e até geografia. Além de explicações teóricas, muitas escolas proporcionam excursões e visitas temáticas a áreas de reserva ambiental, tratamento de água, usinas de reciclagem, áreas para observação da natureza, plantio de mudas e museus.

A necessidade de educar as crianças quanto à questão ambiental é necessária e de importância indiscutível. Mas de quem é essa responsabilidade? Além dos pais, a escola tem papel importante na conscientização dos pequenos quanto ao ambiente que eles vivem. Ao aprenderem na escola, os estudantes pulverizam a ideia e acabam levando a discussão para o próprio núcleo familiar e vizinhança.

Ensinar crianças e adolescentes a preservarem o futuro não é difícil e pode ser uma tarefa animada e empolgante.

Muitos colégios realizam gincanas para coletar o maior número de materiais recicláveis. A classe que conseguir o maior número de latinhas ou garrafas, por exemplo, ganha uma regalia, como um dia no parque ou viagem curta. Mostrar aos estudantes exemplos de desenvolvimento sustentável estimula a criatividade e também o espírito empreendedor deles.

Além da utilização de livros didáticos, os professores usam vídeos, documentários e até desenhos animados para prenderem a atenção dos estudantes. Um documentário muito usado nessas aulas é o Ilha das Flores, do diretor Jorge Furtado. Com 13 minutos de duração e uma linguagem bem humorada, o vídeo mostra a realidade de um lixão na região sul do país. É ideal para provocar um debate, redação ou discussão entre os alunos.

Sustentabilidade significa crescer sem prejudicar o meio ambiente e universo ao redor. Estimular os alunos a reciclarem, colaborarem com a coleta seletiva e uso racional dos recursos naturais já são bons exemplos de desenvolvimento sustentável.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas