Como combater a depressão

Sentir-se triste é normal. Todo mundo em algum momento da vida já enfrentou ou terá que lidar com momentos difíceis. A depressão, no entanto, caracteriza uma tristeza profunda na qual é capaz de comprometer a saúde física do indivíduo, e prejudicá-lo em situações do cotidiano, como no trabalho ou nas interações sociais com família e amigos. A falta de apetite, choro freqüente, pensamentos suicidas, perda de peso, pessimismo, e insônia e a dificuldade em realizar tarefas rotineiras são os principais sintomas desse mal que, no mundo moderno e competitivo, aflige cada vez mais pessoas.

A duração da doença varia entre as pessoas, e em muitos casos não há motivo claro para a tristeza desmedida. O problema é sério, mas há remedio para a cura. O importante é estar atento ao quadro sintomático. Infelizmente, é comum para o doente guardar para si mesmo o problema; não compartilhá-lo com as pessoas que o cercam é um erro, pois da mesma forma que outras doenças, quanto mais cedo a detecção, maior a probabilidade de cura.

A automedicação, porém, precisa ser evitada. Os antidepressivos são muito fortes, e provocam inúmeros efeitos colaterais. Antes de ir à drogaria mais próxima, consulte o médico para que a medicação correta seja prescrita. Apenas o uso controlado do medicamento será eficaz para o tratamento. Repetindo o conselho, ou melhor, a ordem: Não tome remédio por conta própria.

Além dos tradicionais remédios vendidos na farmacia, a psicoterapia é um aliado importante no processo de cura da depressão, pois na interação com o terapeuta, o paciente terá a oportunidade de verificar com mais clareza o próprio problema. Para finalizar, cabe apresentar algumas dicas de como evitar a depressão, e garantir boa saúde. Faça exercícios físicos com regularidade, tenha uma alimentação saudável, não beba excessivamente e não fume.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas