Como cuidar da obesidade

Atualmente, estima-se que aproximadamente 15 milhões de brasileiros convivem com o problema da obesidade. O excesso de peso pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo pode causar outras consequências, que muitas vezes não são percebidas, mas que tendem a prejudicar a saúde humana.

A obesidade pode surgir desde um distúrbio no organismo ou por meio de uma alimentação inadequada, como é o que ocorre na maioria dos casos. Alguns fatores psicológicos também podem influenciar no ganho excessivo de peso, como problemas emocionais, ansiedade ou depressão. Geralmente pessoas obesas também não praticam exercícios físicos, sendo mais um fator contribuinte para o excesso de quilos. Além da questão de saúde, muitas pessoas consideram a obesidade como um dos maiores problemas estéticos, em uma sociedade que preza o cuidado com o corpo e a importância da imagem pessoal.

Por isso, os tratamentos e os métodos de cura estão cada vez mais avançados. Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a elaboração de uma dieta balanceada e saudável, para que os erros na alimentação e consequentemente o ganho de calorias e gorduras sejam eliminados.  Além disso, a alimentação saudável deve estar aliada a um comportamento modificado, com a inserção da prática de atividades físicas periodicamente. Hoje ainda existem alguns procedimentos e intervenções cirúrgicas para auxiliar no processo de emagrecimento e perda de peso. O balão intragástrico por exemplo, diminui o apetite e aumenta a sensação de saciedade nas refeições. A prática não é cirúrgica, pois o balão é inserido no estômago por meio de endoscopia e só é usado por um período máximo de seis meses. Após sua retirada, é necessário manter a disciplina alimentar e nos exercícios, para que o processo não seja revertido.

Por fim, existem ainda as intervenções por medicamentos que ajudam a perder peso. Porém, essas não são muito indicadas por acarretarem em reações adversas e não devem ser feitas sem um acompanhamento médico especializado.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas