Como Desenvolver uma Boa Técnica de Venda?

Quem escolhe atuar na área de vendas sabe o quanto é difícil. Vender é, realmente, uma arte. Para conseguir desempenhar o seu papel com maestria, o vendedor precisa ter alguns mecanismos e conhecimentos, que lhes ajudarão a montar uma boa gestão de carreira e excelentes técnicas de vendas.

Para se trabalhar com vendas não é necessário possuir uma formação universitária. Mas, para os profissionais que buscam um diferencial, que desejam se destacar como vendedores é preciso treinamento, estudo e empenho. Para ultrapassar metas e conquistar resultados mais expressivos como profissional, é fundamental que o vendedor aprimore suas habilidades e ganhe um diferencial competitivo.

Para construir uma gestão de carreira, é necessário desenvolver uma boa técnica de venda. É possível encontrar diversos materiais de estudo sobre essas técnicas, mas cada vendedor pode elaborar a sua própria forma de abordar seus clientes. Só é necessário que essa técnica tenha como base um bom planejamento, que englobe todos os aspectos de um processo de venda de serviço ou produto. As principais questões, que devem estar presentes nesse planejamento, são:

– Apresentação Pessoal: apesar de não ser um ponto chave para a realização de um negócio bem sucedido, é um dos primeiros pontos com o qual o vendedor deve se preocupar. A apresentação pessoal vai além de causar uma boa impressão visual. Estude o momento de chegar, como será feita a abordagem, faça a sua apresentação sem entrar no mérito de preços e negociação nesse momento. Primeiro conquiste a chance de o consumidor ouvir você. Quebre o gelo!

– Escute o cliente: as pessoas não estão em busca de produtos e serviços, elas querem soluções para os seus problemas. Por isso, escute o seu cliente. Ele lhe fornecerá todas as informações que você precisa para conduzir a sua venda.

– Apresente o seu produto: agora é a hora de convencer. Aos escutar e extrair todas as informações que foram dadas pelo cliente. Esse é o momento de mostrar e provar que o seu produto ou serviço é a solução que ele estava buscado. Aqui você vai ter a chance de mostrar todo seu conhecimento sobre o produto ou serviço. O cliente fará objeções, com certeza, e na maioria das vezes em relação ao preço. Mas elas consistem, basicamente, em restrições para que ele possa realizar a compra. Aí entra a negociação. Saiba conduzi-la, evidenciando: o custo x benefício; o valor da marca; a qualidade do produto; etc.

– Fechamento das vendas: o cliente concordou em fechar o negócio? Apresente toda a documentação, explique formas de pagamento, tire todas as dúvidas em relação aos encargos financeiros da compra. Negócio fechado? Pagamento feito? Cliente satisfeito? Ótimo, porém não se esqueça do pós-venda. Procure sempre estar em contato com o cliente, informando sobre novidades e promoções. Clientela fiel é garantia de sucesso.

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