Como é utilizado o sulfato de níquel na galvanoplastia

O processo de galvanoplástica consiste em blindar as peças dando a elas uma aparência metalizada. Para isso é necessário que a peça passe por uma banho galvânico, que só é possível devido ao elemento químico, sulfato de níquel.

O sulfato de níquel constitui-se como um sal de níquel importante no processo da galvanoplastia, pois este sal é utilizado como uma das camadas base na galvanoplastia do cromo.

O uso mais amplo do sulfato de níquel é nos banhos galvânicos, pois é este elemento químicos que mantem o nível de íons de níquel na solução, e garantem a eficiência do processo de eletrodeposição, devido a sua composição de devido a sua composição que possui níquel (Ni), enxofre (S) e oxigênio (O). O uso do banho de sulfato de níquel oferece benefícios ao processo e ao produto final, como por exemplo, aumentar a condutividade e brilho.

Durante o processo para que o cromo adira o ferro, é necessário que seja primeiro depositado o cobre, depois o níquel e por último o ferro. Será o níquel o responsável pelo acabamento brilhante da peça e a resistência a corrosão.

Para que o processo de galvanoplastia seja realizado com qualidade o sulfato de níquel não pode e apresentar em excesso tipos de elementos químicos, para que não haja interferência na deposição do níquel metálico.

Os contaminantes mais comuns encontrados no sulfato de níquel e que causam danos no processo de deposição do níquel, são o ferro, zinco, cobre, alumínio, chumbo, cromo, cádmio, fosfatos, nitratos, silicatos, cálcio e matéria orgânica.

Quando este elemento químico está contaminado é possível perceber manchas escuras e até bolhas nas peças que passaram pelo processo de galvanoplastia.

Porém, quando o sulfato de níquel está contaminado é possível reverter esta condição através do processo de eletrodeposição seletiva. Este processo consiste na aplicação de correntes de baixa densidade no eletrólito, desta forma o metal contaminante será depositado em uma placa, anteriormente ao níquel.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas