Conheça a Barra da Tijuca, um dos bairros mais modernos do Rio de Janeiro

Se há alguns anos a Barra da Tijuca era um bairro com vários terrenos vazios, hoje é um consolidado centro financeiro, comercial, e de lazer do Rio de Janeiro. Lá, é possível fazer um curso de Solidworks, ter acesso as melhores clínicas médicas da cidade, montar um escritório em algum dos belos e modernos edifícios da Avenida das Américas, fazer compras nos incontáveis Shoppings, curtir a belíssima praia no fim de tarde, ou se divertir, nas badaladas boates da região da Olegário. Valorizado e amplamente divulgado pela mídia – em novelas globais – a Barra é um dos principais points do Rio.

O processo de modernização da Barra é recente  

Antigamente não era assim. Por volta de 30 anos, a localidade era preenchida por consideráveis vazios demográficos, e como ainda não existia a Linha Amarela – importante via expressa da cidade que liga a Barra a ilha do Fundão (onde fica a Universidade Federal do Rio de Janeiro), e vários bairros da Zona Norte carioca – era muito longe chegar ao Bairro, e aquele que se aventurava a comprar imóveis por lá era zombado pelos colegas “vai comprar um apartamento na  Barra? Está louco? Aquilo não vai se valorizar”.

            Ledo engano dos pessimistas. E sorte de quem garantiu um imóvel na Barra da Tijuca. Além da concentração comercial e dos centros financeiros, houve um fervoroso boom imobiliário no bairro. Se era barato adquirir um apartamento na região, quando era isolada e sem credibilidade, hoje o bairro tem o metro quadrado mais caro da Zona Oeste, e em alguns casos o preço rivaliza com o de tradicionais bairros da Zona Sul. E há um diferencial em termos de moradia. Na Barra são comuns os condomínios fechados; o conjunto de prédios ( ou casas)  com estabelecimentos comerciais, espaço para lazer e transportes, que levam os moradores para a Zona Sul, ou centro. A vantagem de morar nessas “pequenas cidades” é a tranquilidade. Afinal, há porteiros e seguranças em um espaço privado, mas com tudo que você precisa. Para que pegar o carro para ir à padaria se no seu condominio tem uma?

Um local aprazível que agrada cariocas e turistas          

Comparada a Miami pelo padrão arquitetônico dos prédios, e o estilo de vida, a Barra da Tijuca é um bairro que atrai moradores, esperançosos em viver num local sem o índice de criminalidade de muitos bairros do Rio; empresários dispostos a alocar as empresas em um lugar com modernos equipamentos urbanos, jovens ávidos por diversão em boates e praias, e estudantes em busca de realizar cursos em universidades e empresas extremamente capacitadas. A Barra da Tijuca é sinônimo de modernidade, requinte, organização, primor profissional, dentre outras coisas (boas). Fica a pergunta aos turistas que desejam conhecer o Rio de Janeiro: prontos para dá uma passada na Barra da Tijuca?

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas