Conheça algumas diferenças culturais entre Brasil e China

Há pontos em comum entre o Brasil e a China, – essa nova potencia econômica que é sede da Canton Fair. No entanto os aspectos culturais que distanciam esses países são maiores. Não que isso seja determinante para afastar brasileiros da China e vice-versa, – há vários chineses por aqui, e brazucas por lá, e o convívio é muito bom – mas certos hábitos são estranhos para ambos os povos. Há diferenças quase que inconcebíveis. O brasileiro demora em se acostumar com a culinária, (comida com muita pimenta ), com a língua, e trânsito caótico das cidades chinesas ( Sim, em alguns lugares é pior do que por aqui).

brasil-china_thumb1-7141135-9011536

O ” jeitinho brasileiro” incomoda muitos chineses

Os chineses, por outro lado, não são adeptos do tal “jeitinho brasileiro”. Os asiáticos, de forma geral, acreditam na palavra e esperam que determinada promessa seja cumprida. Faltar a um compromisso previamente marcado é praticamente inaceitável na cultura chinesa, ao contrário daqui, onde geralmente costuma-se encontrar uma desculpa para o ato falho. É bom ficar atento a esse aspecto na hora de negociar com um chinês. E o que mais incomoda os brasileiros no país da feira de cantão ?

A higiene é um ponto que separa as duas culturas. Não são poucos os brasileiros que ficam enojados com o hábito dos nativos de escarrarem na rua. Além disso os banheiros públicos, ( e mesmo de alguns estabelecimentos comerciais, e casas residenciais) de lá não são tão limpos quanto os daqui. Muitos deles contam com um buraco no chão no lugar da privada, algo difícil de encontrar até em moradias mais humildes aqui do Brasil.

A tolerância entre Brasil e China deve ser mantida

Por outro lado, os chineses são bastante calmos. É notória a sensação de paz e comodidade ao andar pelas ruas com aquelas pessoas tranquilas e cosmopolitas. Seria importante se nós brasileiros adquiríssemos um pouco da paz interior do oriente, não acham? Diferenças sempre vão existir, tanto entre pessoas de diferentes etnias, quanto em vizinhos do mesmo bairros. O mais importante é respeitar as discrepâncias, (por mais inusitadas, e estranhas que elas possam parecer) e absorver bons conceitos de uma cultura rica, e distante. China e Brasil, apesar de questões pelas quais discordamos, são países com muito a oferecer ao mundo.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas