Conheça as áreas de atuação do pedagogo

Engana-se quem pensa que o campo de atuação do pedagogo se dá apenas nas salas de aula. É certo que a maioria das pessoas que se forma em pedagogia almeja trabalhar com ensino por uma questão ideológica, ou mesmo uma paixão que vem desde os tempos de infância. Mas há outros campos a serem explorados nessa nobre área. A profissão, infelizmente, não é das mais prestigiadas; sabe-se que os salários não são altos, e que professores de escolas públicas podem ser agredidos por alunos (fato que vem ocorrendo com frequência pelos quatro cantos do país), mas o lado positivo existe.

Áreas de atuação diferentes

Vários especialistas apontam que o mercado de trabalho em pedagogia passa por um período de crescimento exponencial. Além da oportunidade de trabalhar em creches, e nas escolas – da educação infantil, ao ensino médio – o pedagogo pode enveredar por outras áreas, tais como em brinquedotecas, museus, produção de livros escolares(  materiais pedagógicos utilizados por alunos do ensino básico), atuação em campos da política educacional, mídia educativa, ou qualquer posto de trabalho em que há alguma relação com educação.

Se você se identifica com o universo do conhecimento, deseja trabalhar com isso, mas não quer ensinar, pois não se sente apto a encarar uma sala de aula com vários alunos, não desista de pedagogia. Há um leque de opções pelas quais vale a pena investir sua disposição, e estudos. Um pedagogo de sucesso precisa saber como transmitir conhecimento, e lidar com pessoas de diferentes culturas, idades e níveis sociais. E nesse âmbito, a sala de aula nunca será o único local de aprendizado.

Brasil precisa ascender em educação

O déficit educacional no Brasil é incontestável. Apesar do país despontar como um dos mais importantes entre as economias emergentes , não aparece em boa posição no ranking de melhores ensinos. A sétima economia do mundo precisa investir em capacitação tecnológica, mas são os professores que merecem atenção, pois estes são os verdadeiros artistas do saber. Se o país busca formar uma gama de profissionais de renome – engenheiro competente, arquiteto mega criativo, e advogado tributarista gabaritado – em a obrigação de valorizar seus professores, pois estes são os responsáveis pela massa pensante de uma geração.  Já se conscientizou que vale a pena cursar pedagogia?

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas