Conheça os benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma das atividades esportivas mais populares podendo ser praticada por crianças, adolescentes, adultos, idosos e até pessoas que estão se recuperando de alguma perda de movimento. Então para muitos tirar a bicicleta daquele cantinho empoeirado da garagem é um belo passatempo.

Um dos principais motivos que levam as pessoas a andarem de bicicleta é a perda calórica, 40 minutos pedalando queimam aproximadamente 300 calorias. Fazendo esse tempo de exercício durante 2 meses a força das pernas aumenta 25%. E, diferente da corrida, pedalar não exerce impacto nos joelhos, basta procurar o tênis ou sapatilha mais adequado com seu tipo de pisada (os tênis da Nike são muitos populares para a prática, minha sugestão é consultar um guia de pisadas antes de escolher o modelo).  Aqui uma boa dica é ir à loja usando o tipo de meia que você usará durante a prática esportiva, assim você poderá ver qual modelo deixa seu pé mais livre.

Além disso, andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas, principalmente, quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas e estimula a contração do abdômen.

Manter frequente o hábito de andar de bicicleta traz diversas melhoras ao organismo, entre elas, a melhora da função cardiovascular e com isso regularização dos níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides. A prática também estimula a musculatura intercostal, considerada importante para a respiração. Pedalar também estimula o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos que ajudam o organismo a se defender de bactérias e vírus.

É legal ficar atento ao tipo de treino que você deverá praticar, já que para cada um o tipo de exercício muda. Se o seu objetivo é ativar a circulação, o seu treino deverá ser feito em um terreno plano e o ritmo das pedaladas deve ser constante, assim, aumentando os batimentos cardíacos e exercitando a capacidade respiratória. Caso seu objetivo seja o emagrecimento, você deve alternar o treino entre pedaladas fortes e leve tanto em descidas quanto em subidas, dessa forma irá trabalhar ao máximo o esforço e aumentará a frequência cardíaca, fatores que aceleram a queima de gordura. Ainda temos o treino que melhora o fôlego, esse deve ser feito em terrenos planos e morros com pedaladas leves e moderadas, dessa forma a capacidade de recuperação após o esforço melhorará gradualmente.

Se você ainda precisar de mais motivos para pedalar lembre-se que andar de bicicleta alivia o stress e, mais do que isso, estimula a produção de endorfina, o neuro transmissor que dá sensação de bem-estar. Pensando no ponto de vista de transporte, a bicicleta é pelo menos 30 vezes mais barata que um carro e ela ainda ajuda a escapar dos congestionamentos. Motivos são muitos para começar são muitos, então que tal deixar as desculpas de lado e dar uma pedalada?

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