Conheça um pouco da história dos blocos de rua cariocas!

Quem já foi para o Rio de Janeiro durante o carnaval viu como é contagiante a alegria dos Blocos de Rua e se ver em meio a tanta gente e energia é uma sensação única. Eles têm sua origem em meados do século XIX e hoje invadem zona norte, zona sul, oeste e leste do Rio, por isso, o número de seguidores e de blocos aumenta a cada. Entre tantos existem os mais antigos e de mais tradição, então o que vocês acham de conhecer um pouco da história deles? Tenho certeza que não serei eu a única apaixonada.

Simpatia é Quase Amor
É impossível ouvir o grito de guerra “Alô burguesia de Ipanema!” e não reconhecer logo o (para os íntimos) Simpatia. O bloco nasceu na Praça General Osório, em Ipanema, no carnaval de 1985 durante as “Diretas Já!”. O Simpatia é um dos blocos mais populares e carismáticos do RJ, apesar disso, quase recebeu o nome de “Chapeleta do Heitor”, nome de um dos personagens do humorista Marcelo Madureira, um dos fundadores. Com o nome não pegando no povo o jeito foi escolher outro, o eleito foi o personagem “Esmeraldo Simpatia é Quase Amor” criado pelo escritor e compositor Aldir Blanc, que, assim como o bloco, é fanfarrão, conquistador e simpático. Outro dado bem bacana do bloco é que o humorista Bussunda foi Rei Momo durante muitos anos, tem coisa mais divertida?

Suvaco do Cristo
Esse é o nome do bloco que nasceu embaixo da axila direita do Cristo Redentor, só carioca mesmo para pensar numa dessas! Com sua origem no bairro do Jardim Botânico em 1985, o nome “Suvaco do Cristo” faz referências às palavras do compositor Tom Jobim, que dizia que tudo na sua casa mofava, por que ele vivia embaixo do sovaco do Cristo Redentor.

Cordão da Bola Preta
O Bola Preta é um dos blocos mais antigos do Rio de Janeiro, tendo sido originado no ano de 1918. O bloco tornou-se tão importante para os cariocas que hoje ele é uma instituição, tendo até sede própria (chamada carinhosamente de “quartel-general”). O repertório do bloco é super tradicional e conta como marchinhas como “Quem Não Chora Não Mama”, que virou hino do Bola Preta. O traje tradicional para quem quer pular com o bola preta são roupas ou fantasias brancas com bolas pretas.

Escravos de Mauá
O bloco foi fundado há 17 anos, por grupo de amigos que trabalhavam no Instituto Nacional de Tecnologia, localizado próximo da Praça Mauá. A razão da criação se deve a quantidade de trabalho e por isso o bloco era para ser a válvula de escape do cotidiano. Desde então o bloco sai do Largo de São Francisco da Prainha e percorre as ruas do bairro da Saúde, nas proximidades da Praça Mauá.

128_138-alt-escravos20mauc3a1-cortada2-9409984-8856963

Banda de Ipanema
A Banda de Ipanema foi criada em 1959, pelos escritores e artistas Jaguar, Ziraldo, Ferdy Carneiro e Albino Pinheiro, e atualmente é um dos blocos mais tradicionais do Rio. O bloco foi criado para criticar a política e o regime militar. Entre os integrantes, estiveram Maria Vasco, Chico Buarque, Leila Diniz, e muitos outros.

banda-de-ipanema_05042011_f_016-1212245-4681478

Pois é pessoal, essa é um pouquinho da história de alguns dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro. É impossível não se apaixonar por esta aura de alegria carioca. Para curtir o carnaval do Rio, além da vida noturna e de toda simpatia carioca, eu sugiro que você não deixe de se pesquisar os mercado imobiliário, já que um imóvel no Rio de Janeiro é um investimento para a vida. Se a sua pretensão não for comprar ou alugar um imóvel, uma boa opção é investir em um imóvel de temporada, pois possuem um custo/beneficio ótimo e ainda são bem mais intimistas. Uma ótima sugestão válida são os hostels, há vários deles pela cidade e, apesar de não serem lá muito baratos, possuem um valor mais em conta, além de uma decoração bastante atraente e possibilidade de conhecer pessoas novas. Não sugiro hotéis por que, em minha opinião, os preços são abusivos (ainda mais em época de Carnaval) e vivem superlotados.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas