Consulado Italiano de Curitiba: agendamento online

Uma das facilidades oferecidas pelo Consulado Italiano de Curitiba é o agendamento online. O site oficial deste consulado da Itália  no Brasil disponibiliza à toda a comunidade de descendentes de italianos residentes nos estados de Santa Catarina e Paraná a possibilidade de agendar um horário para legalizar os documentos necessários ao pedido de cidadania italiana na Itália.

pamplona_-_calle_taconera_consulado_italiano1-1024x768-6529125-3621617

Vale lembrar que sem a devida legalização das certidões brasileiras  por parte do Consulado Italiano em Curitiba os documentos não terão validade na Itália e não será possível concluir com sucesso a busca pelo passaporte italiano na Europa.

Legalização dos documentos brasileiros no Consulado Italiano de Curitiba

Como dissemos anteriormente para que as certidões de nascimento, casamento e óbito dos antepassados brasileiros sejam validos na Itália é preciso que estas tenham sido validadas pelo Consulado Italiano Curitiba ou pela Embaixada da Itália. Depois de obter o carimbo os documentos podem ser apresentados a prefeitura da cidade italiana onde o processo será realizado.

Antes de poder legalizar os documentos é necessário agendar um horário, se você ainda possui dúvidas veja aqui  como realizar o agendamento no consulado italiano de Curitiba.

Preparação de documentos para o Consulado Italiano em Curitiba

Uma das etapas necessárias para quem deseja fazer o pedido de dupla nacionalidade italiana é a tradução das certidões brasileiras para a língua italiana. Para fazer a tradução dos documentos em português para o italiano é necessário que estas sejam feitas por tradutores juramentados, o Consulado Italiano Curitiba possui uma lista de tradutores que oferecem o serviço.

Cidadania na Itália

Hoje em dia a lista de espera é longa no Consulado Italiano de Curitiba e para quem entra com o processo hoje para reconhecimento da cidadania italiana a espera é de mais de 10 anos até estar com o passaporte europeu em mãos. Para quem não pode esperar todo esse tempo há uma maneira mais rápida, é possível obter o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália.

Toda documentação necessária é a mesma que se você estivesse fazendo o pedido junto ao Consulado Italiano Curitiba, a única diferença é que a presentação do pedido de cidadania italiana é feito na Itália ao invés do Brasil. Em relação a espera, esta realmente é bem menor do que se o processo fosse feito em qualquer consulado da Itália no Brasil. Em cerca de 90 dias o processo de reconhecimento da cidadania italiana na Itália pode ser concluído e seu passaporte italiano ser emitido.

Para fazer o reconhecimento na Itália você terá que ser residente no país, a maneira mais econômica seria ficar na casa de parentes ou amigos que lhe hospedem. A opção seria alugar um apartamento ou um quarto, mas vale lembrar que para o aluguel sempre é cobrado um deposito e muitos contratos tem uma estadia minima antes que seu deposito seja devolvido.

Antes de traduzir os documentos e reconhecer firma, é indicado entrar em contato com a comune na Itália e solicitar uma analise prévia da documentação. Algumas comunes não impedirão o processo por motivo de pequenos erros.
O processo também pode ser feito na Itália via uma empresa de assessoria por procuração. Escolha uma empresa que tenha experiencia e seja registrada na Itália.

Você também pode fazer a prática sozinho, se desejar pode verificar aqui um bom roteiro gratuito de cidadania italiana passo a passo.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas