Consulado Italiano em SP: legalização de documentos

Antigamente a legalização de documentos no Consulado Italiano em SP  levava anos e todos os descendentes de italianos interessados em obter a dupla cidadania italiana na Itália precisavam aguardar muito tempo para ter os documentos legalizados.

Atualmente o sistema de legalização de documentos junto ao Consulado Italiano de SP foi modificado e é possível conseguir um horário em cerca de 30 dias a partir da data do agendamento online.  A legalização de documentos se faz necessária pelo fato dos documentos oficiais emitidos no Brasil não possuírem validade na Itália e consequentemente precisarem receber um carimbo especial, a chamada  legalização consular para que sejam aceitos como legalmente válidos na Itália.

Consulado Italiano de SP: como fazer a legalização dos documentos?

Até o consulado italiano em São Paulo legalizava os documentos somente depois alguns anos sendo que algumas pessoas tinham horários agendados para 2019. A situação foi também resultado do grande número de empresas de assessoria que realizavam inúmeros agendamentos de horários junto ao Consulado da Itália em SP e posteriormente vendiam lugares na fila para os clientes.

Parte do problema na legalização dos documentos no Consulado Italiano em SP também é devida a demora e lentidão do funcionamento burocrático do consulado da Itália, alguns brasileiros interessados no reconhecimento da cidadania italiana inclusive buscaram ajuda judicial para serem atendidos, após o que o T.A.R. (Tribunale Amministrativo di Roma) recebeu inúmeras denúncias e ações contra os Consulados Italianos no Brasil e contra o Ministero Degli Affari Esteri (Ministério das Relações Exteriores).
Logo nos primeiros meses de , o Consulado Italiano de São Paulo resolveu implementar um novo sistema para permitir aos interessados no passaporte europeu legalizarem os próprios documentos: foi instituído o agendamento online a ser feito diretamente no site oficial do consulado italiano de Sp.

Consulado Italiano de SP: agendamento online

Para efetuar o agendamento online do serviço de legalização de documentos você deverá acessar o site do Consulado geral da Itália em São Paulo e no Setor referente a ‘Serviços ao usuário’ clicar em ‘Agendar visita’, após o que você será redirecionado a uma nova página onde serão pedidos seu nome de usuário (nome utente) e sua senha (password).

Para obter o seu nome de usuário e senha você deve se registrar no site, preenchendo as informações solicitadas logo abaixo dos campos contendo as palavras ‘nome utente’ e ‘password’. Ao efetuar o seu registro você receberá em seu e-mail um link para ativação do seu registro, bem como o seu nome de usuário e a sua senha.

Após clicar no link de ativação do seu registro contido no seu e-mail, você retornará à página inicial, e ao invés de precisar refazer o registro você estará habilitado a efetuar o agendamento de horário junto ao consulado italiano sp.

Para se conseguir um horário de agendamento o mais rapidamente possível deve-se ter em mente que o consulado da Itália informa que novos horários são abertos todos os dias a partir da meia-noite, e como a Itália geralmente possui 4 horas de diferença de horário em relação ao Brasil (com variações para horários de verão e inverno) para conseguir o agendamento é neste horário que você vai precisar acessar o site para verificar os novos horários disponíveis.

É muito importante notar que um agendamento de horário no Consulado Italiano de SP não é muito fácil de ser obtido, as vagas são limitadas por dia e várias pessoas estão tentando conseguir um lugar. Sendo assim, às vezes é preciso tentar por alguns dias até que se consiga um agendamento de horário para a legalizar os documentos e finalmente fazer sua dupla nacionalidade italiana ou mesmo tentar sua  cidadania italiana na Itália.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas