Cuidado – A automedicação é prejudicial

Com a evolução da indústria farmacêutica, hoje os remédios não provocam efeitos colaterais como antigamente, e o sucesso no tratamento para vários problemas de saúde é evidente. Vale ressaltar, porém, que devem ser utilizados de maneira responsável. Você certamente conhece alguém que já tomou remedio sem prescrição médica. Várias pessoas, após sentir enjôo, dor de cabeça, ou qualquer sintoma anormal, não hesitam em comprar remédios por conta própria, sem consultar um médico anteriormente.

A automedicação é um hábito perigoso que oferece sérios riscos ao paciente;  não deixe de visitar um especialista antes de ir à farmacia e recorrer a algum fármaco. Além de indicar o medicamento correto, o seu médico irá mostrar a dosagem exata, e municiá-lo de informações sobre a sua composição química – caso seja do seu interesse.

Os motivos pelos quais as pessoas se automedicam são variados. Há fatores, econômicos, culturais, a facilidade em adquirir os produtos sem receita, e a própria ânsia em curar a avaria de forma imediata.

A vigilância sanitária é atuante, e para o produto ser vendido, ele precisa estar adequado às normas exigentes. No entanto, só é válido utilizá-los quando há o aval clínico. Da mesma forma que usar remédio sem receita é prejudicial, recorrer à medicações caseiras, ou receitas antigas nas quais são passadas por familiares ou amigos próximos, é um hábito nocivo. Só compre medicamentos em drogaria legalizada, com farmacêuticos devidamente credenciados. Evite o ‘ seis por meia dúzia’, ou receitas da ‘vizinha caridosa, para o seu bem.

Na intenção de garantir boa qualidade de vida é ideal utilizar-se de uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regulares, e fazer consultas médicas periódicas. E os remédios estão no mercado para auxiliá-lo na manutenção da sua saúde. Utilize-os com sabedoria, parcimônia e responsabilidade para viver mais.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas