Delícia da estação: Fondue de Chocolate

O friozinho já chegou e o momento de aproveitar as delícias voltadas para as temperaturas mais baixas também.

A fondue é uma das especialidades preferidas para quem quer aproveitar as noites dessa estação, isso se não for a preferida. Seus sabores salgados conquistam qualquer um e nos doces então… nem é preciso falar!

Uma boa fondue de chocolate é lei para todos os chocólatras de plantão, ainda mais nessa época.

E surgiu a fondue

A fondue, em sua receita original, já não tem uma origem 100% definida, entre muitas histórias e explicações de como essa receita tenha sido inventada, sabemos que os registros mais antigos datam da Suíça do século XVII.

O termo “fondue” deriva do francês e significa “fundir” ou “derreter”. E sua etimologia faz total referência ao seu modo de preparado, logo que a receita original da fondue é com uma variedade de queijos derretidos e aquecidos sobre uma fonte de calor, como uma lamparina, espiriteira ou rechaud.

A fondue é um prato servido quente e diretamente para as pessoas, a fondue de carne, por exemplo, é servida com porções de carne crua acompanhadas de óleo fervente para que os cubinhos sejam fritos na hora e passado em uma das opções de molho desejado.

E quem não gosta de chocolate?

A variação doce mais famosa desse prato, a fondue de chocolate, teria sido popularizada pelo chefe Conrad Egli, quando começou a servir o prato por volta de 1950 em seu restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque. A autoria da doce variação também é atribuída ao chefe Egli, mas há quem discorde, afinal, não seria uma surpresa que todos queiram a autoria desse delicioso prato.

Desde a evolução do prato em sua origem de queijos (que, diga-se de passagem, também é uma delícia!), a fondue ficou famosa e conquistou o paladar de todo o mundo em suas variações de carne, frango, legumes, camarão e claro: chocolate!

A fondue de chocolate original é servida em um molho de chocolate acompanhado com pãezinhos, bolos e frutos da estação, como morango, banana, kiwi, uva, abacaxi, pêssego, maçã, caju, amora, cereja, e muitas outras.

Ficou com vontade de saborear uma deliciosa fondue de chocolate? Eu também!

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas