Dicas de segurança: Evite acidentes de trânsito nas estradas

O Brasil é um dos países recordistas em mortes por acidentes de trânsito. No final de um feriado prolongado já é de se esperar que estejam na pauta dos noticiários, reportagens sobre colisões fatais ocorridas nas principais vias interestaduais do país.  Imprudência dos motoristas, falta de atenção, condução sob o efeito de álcool, e o péssimo estado de conservação das estradas, estão entre as principais causas do problema. Além disso, vários motoristas não fazem a revisão do carro, ignoram os riscos e pegam a estrada com pneus carecas, amortecedores gastos, e outros itens comprometidos.

Antes de viajar, o ideal é encostar o carro na sua oficina de confiança, e verificar componentes essenciais para a segurança; tais como; freio, pneus (verificar calibragem), alinhamento e balanceamento, e medir se a quantidade de óleo nos fluidos está adequada. É sábio apontar algumas dicas, nas quais são válidas para você refletir e tomar atitudes certas na estrada, antes de pegar o carro e sair com a família para curtir o feriadão na praia, ou na casa de campo. Leia algumas dicas:

– Jamais atenda o celular enquanto estiver dirigindo, qualquer distração pode ser fatal.

-Ande na faixa correta. Respeite os limites de velocidade, não corra muita, mas também não ande tão devagar, principalmente na faixa da esquerda.

– Mantenha espaço seguro com o carro que estiver a sua frente. Tenha sempre em mente a ideia de ‘direção defensiva.

-Em pistas molhadas baixe a velocidade, pois nesse caso a aderência dos pneusrj com a pista é menor, o que aumenta os riscos de derrapagem, mas utilize os freios suavemente, pois freadas bruscas, cujas pistas estão nestas condições, podem fazer com que você perca o controle do carro.

– Ao fazer a mudança de faixa sinalize corretamente.

-Em nenhuma hipótese dirija cansado, com sono ou se tiver ingerido bebidas alcoólicas, ou algum medicamento capaz de comprometer suas capacidades físicas e mentais.

Quando você assume certas posturas de condução na estrada, não é apenas a sua vida, e a de sua família que estão em jogo. Afinal, você irá dividir espaço com inúmeras pessoas em carros, caminhões, motos e bicicletas; portanto seja responsável ao dirigir. O Governo tem o dever de recapear e sinalizar as rodovias, que por estarem em situações lastimáveis, os riscos de acidente aumentam consideravelmente. Mas o principal responsável para que a diversão não termine em tragédia, é você.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas