Em caso de emergência, sem energia elétrica, como proceder?

– 14:28

Quando há uma queda de energia elétrica em sua residência ou mesmo em seus locais de trabalho, algumas pessoas ficam literalmente “no escuro”, sem saber como proceder para manter a ordem das coisas. Algumas medidas básicas de segurança começam com o lugar onde se posiciona as velas que iluminarão o ambiente. Elas devem ficar longe de objetos inflamáveis ou que possam pegar fogo facilmente, como cortinas e sofás. O ideal é que fiquem posicionadas em um pires ou num pequeno copo, longe de qualquer risco.

Em condomínios residenciais, uma alternativa, que inclusive dispensa esses cuidados, é o aluguel de geradores. Com eles, o abastecimento elétrico dos apartamentos se reestabelece poucos instantes após a queda de energia, minimizando os prejuízos dos moradores.

Em caso de falta de energia elétrica por muito tempo, e sem o uso de um gerador de energia elétrica, é preciso tomar cuidado com os alimentos que normalmente ficam guardados em geladeiras e congeladores. Carne, frango, peixes, frutos do mar, leite e ovos se estragam facilmente se não forem mantidos em ambientes refrigerados ou congelados. Se não forem adequadamente armazenados, esses alimentos não podem ser consumidos, mesmo estando bem cozidos, pois alguns micróbios e toxinas não são eliminados com o cozimento.

Caso haja um corte de energia, as portas da geladeira e do congelador devem seguir fechadas para que a temperatura interna se conserve fria pelo máximo de tempo possível. O ideal mesmo é adicionar gelo a esses compartimentos. O tempo máximo de conservação dos alimentos nessas circunstâncias é de quatro horas na geladeira e de 24 horas no freezer. Passado este tempo, os produtos devem ser descartados.

Quando a energia se restabelecer, se o período for inferior ao tempo mínimo de conversação, é essencial observar se os alimentos congelados estão firmes e sem sinais de descongelamento como acúmulo de líquidos ou gelo por fora da embalagem. Nestes casos, os produtos não devem ser consumidos.

Já os computadores pessoais são muito sensíveis a raios e queda de energia. Muitas pessoas acreditam que tendo um estabilizador já estão seguras, mas é preciso muito mais do que isso. É preciso uma tomada de três pinos com fio terra para que quando haja alguma descarga de energia ela volte para o solo e não para o seu computador.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas