Energias limpas

Procurar novas formas de energia, chamadas de energia limpa, talvez seja o principal objetivo das chamadas cidades sustentaveis. E, acredite: há muitas formas pouco exploradas, que não degradam o meio ambiente para serem produzidas.

Uma delas, pouco abordada é a energia geotérmica. Também chamada de geotermal, aproveita o calor do centro da Terra para produzir energia. Para isso, é preciso fazer alguns furos na terra, para ter contato com esse ‘calor’. Há ainda algumas fontes naturais de água quente, que também podem ser aproveitadas. O interesse por esse tipo de processo vem crescendo a cada dia. Afinal, esse tipo de energia pode aquecer casas, piscinas e até criar usinas de energia elétrica!

Outra fonte de energia limpa que daria muito certo no Brasil é a eólica, obtida através do vento. Sua instalação, no entanto, é um pouco careira, pois exige cata-ventos gigantes que captam o vento para gerar calor.

Temos ainda a energia solar, muito mais difundida em nosso país. Infelizmente, instalar placas para a captação da energia do sol ainda está bem caro – e por causa disso, pouca gente adere à técnica.

Já a energia nuclear, apesar de ser considerada limpa por muita gente, gera muita polêmica. Afinal, vazamentos em usinas nucleares podem ser muito sérias e ocasionar explosões de radiação, causando a morte de pessoas e animais, além de contaminarem o solo. Por causa disso, a difusão da captação de energia nuclear é polêmica e ainda pequena no Brasil e em diversos países do mundo.

Como economizar energia elétrica

Se você ainda não aderiu às energias limpas, saiba que pode fazer a sua parte, não desperdiçando energia elétrica: desligue aparelhos eletrônicos da tomara, evita abrir e fechar a geladeira toda hora e não deixe o computador ligado se não estiver usando. Além disso, é muito importante também diminuir o tempo de banho e usar água mais morna em vez de quente. O planeta agradece.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas