Entenda sobre as causas da insônia

A insônia é um dos males do mundo contemporâneo. Não que a dificuldade para dormir seja algo novo, mas é fato que em decorrência das preocupações por se viver em um mundo cada vez mais competitivo em termos profissionais, com trânsito ruim, e violência urbana, uma gama de problemas não solucionados são levados para o travesseiro. O tempo ideal para uma boa noite de sono varia entre as pessoas, mas o período recomendado é de 7 a 8 horas por noite, em um ambiente silencioso e escuro.

As consequências imediatas de uma noite mal dormida são: cansaço, falta de concentração, alteração no humor, e em alguns casos, tontura. Certo que a tontura pode surgir por causa de outra patologia, e nesse caso deve-se tomar o remedio indicado pelo médico, mas se você está saudável e tem o sintoma no dia seguinte; a única recomendação é dormir bem na próxima noite.

O quadro sintomático de quem sofre de insônia é mais vasto. Após anos e anos dormindo mal, o indivíduo pode desenvolver problemas cardíacos, pressão alta e até mesmo diabetes, portanto o ideal é ficar atento e observar quais são as causas da incapacidade de dormir bem e tranquilamente. Antes de ir à drogaria e comprar algum calmante, ou outra medicação indicada pelo médico, vale seguir a alerta dos especialistas sobre alguns fatores que provocam a insônia;

– barulhos externos: veículos, obras, pessoas conversando

-Uso de substâncias como álcool, cafeína e nicotina

-Depressão

-Ansiedade

-Comer poucas horas antes de ir para a cama.

Vale ressaltar que nenhuma medicação deve ser utilizada sem prescrição médica. Os reguladores de sono vendidos na farmacia podem causar dependência e certos distúrbios quando utilizados de forma incorreta, portanto, siga a orientação do seu médico, e utilize-os com parcimônia e responsabilidade. Como medida profilática contra a insônia siga as seguintes recomendações:

-Consuma forma saudável nas refeições diárias: frutas, legumes e verduras.

-Evite o estresse em situações corriqueiras

-Durma em horários regulares

-Evite televisão, o computador e outros aparelhos elétricos antes de dormir, pois eles servem de estímulo para mantê-lo acordado

-Se houver necessidade, procure um terapeuta.

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