Game of Thrones – A Guerra dos Tronos

É provável que você já conheça essa grande saga criada por George R. R. Martin publicada nos livros das Crônicas de Gelo e Fogo, mas mundialmente propagada graças a série da HBO. Quando eu digo grande, pode entender como literalmente gigante, são 5 livros bem grandes já publicados (nos EUA) e ainda haverão mais 2 que estão em fase de produção pelo escritor. Graças ao tamanho dos livros e a complexidade das tramas o intervalo entre uma publicação e outra já chegou a 6 anos, o que deixa os fãs da série preocupados, pois o autor já tem 63 anos e nesse ritmo existe o risco de que ele não consiga finalizar a história, afinal as chances de morrer sobem consideravelmente se você tem mais de 70 anos. Para alívio dos fãs o próprio autor já afirmou que os livros serão lançados com intervalos menores, The Winds of Winter por exemplo seria publicado em, apenas 2 anos depois do seu antecessor (A Dance With Dragons). Nesse ritmo teríamos o fim da saga entre ou 2016, mesmo assim seriam 20 anos entre a primeiro livro (1996) e o último. Haja paciência por parte dos leitores!

Trama e Personagens

Os Targaryen

A história se desenrola no continente de Westeros, conhecido por ser formado por 7 Reinos independentes no passado e unidos pela família Targaryen, formando assim uma única nação. Mesmo após essa união cada reino manteve seus costumes e ainda precisavam se manter guardadas dos outros reinos, então não houve realmente uma nova nação, mas os senhores de cada reino precisaram dobrar-se ao Trono de Ferro e assegurar que não iriam se rebelar contra os reis Targaryen.

A conquista de Westeros se deu principalmente graças aos Dragões de Aegon I, ele atacou os 7 reinos com eles e um exército, conquistando tudo, exceto Dorne que foi unida ao reino 200 anos depois através de um casamento. Esse dragões e a beleza dos Targaryen lhes deram o apelido homônimo aos seus animais, outro fato notável era sua tolerância ao calor.

A história do primeiro livro (Guerra dos Tronos) tem como personagens a jovem Daenerys e o impulsivo Viserys (chamado de rei pedinte). Viserys seria o herdeiro do Trono de Ferro, graças à morte do irmão Rhaegar. Daenerys foi prometida a Kahl Drogo pelo próprio irmão para assegurar uma aliança que lhe daria um exército de 10 mil homens Dohtraki para tomar de volta o Trono de Ferro.

Os Stark

Um dos 7 reinos é o Norte. Este território é governado pela casa Stark e quando a história se inicia é Eddard Stark o senhor de Winterfell. Homem extremamente honrado e justo, tendo diversos problemas por esse comportamento, tem filhos 6 filhos, são eles: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon Stark, além do bastardo Jon Snow. Catelyn é a esposa de Ned (seu apelido), nascida na família Tully e prometida ao irmão mais velho de Eddard, Bran, por ocasião de sua morte ela é casada com o irmão mais novo, que seria a partir daquele momento o Guardião do Norte.

É em Winterfell que são vistos os primeiros indícios do reaparecimento dos Outros, criaturas da neve que não atacavam havia muito tempo e que reaparecem graças a proximidade do inverno, que em Westeros dura vários e vários anos, normalmente trazendo diversos problemas ao reino.

Os Lannister e os Baratheon

Durante a Rebelião de Robert os Lannister se aproveitaram para chegar ainda mais próximos do Trono de Ferro, através de alianças com os rebeldes e abandonando os Targaryen. Tywin Lannister era a Mão do Rei durante a rebelião e Jaime Lannister um dos membros da Guarda Real, mesmo assim os dois foram importantes para a tomada do trono e Jaime passou a ser conhecido como Regicida por ter matado Aerys Targaryen.

Robert Baratheon foi quem se rebelou contra o rei Aerys e tomou o reino para si, casado com Cersei Lannister após a morte de seu grande amor, Lyanna Stark. Cersei á a irmã gêmea de Jaime, e mantém com ele uma relação incestuosa de onde  nasceram 3 filhos que foram criados como filhos de Robert Baratheon: Tommen, Myrcella e Joffrey.

O terceiro filho Lannister é um anão libertino chamado Tyrion. Durante seu parto sua mão morreu e seu pai nunca o perdoou por isso, cresceu sendo ridicularizado por todos. Tyrion é muito inteligente e trona-se um importante personagem na trama. No começo da saga somos levados a pensar que suas principais paixões são o vinho e as meretrizes, mas durante o desenrolar da história descobrimos que  esse seu comportamento deve-se muito a forma como cresceu e como foi tratado pelo pai.

O Jogo dos Tronos

O jogo dos tronos começa com Robert querendo tomar o Trono de Ferro, mas isso não é citado nos livros da saga, pois eles já começam com o Baratheon governando Westeros, mas com grandes problemas causados pelo seu comportamento de beberrão. Jon Arryn, que era a Mão do Rei é assinado em Porto Real e Robert parte para Winterfell com a intenção de chamar seu amigo e companheiro de guerra para ficar no posto de Arryn. Ned aceita e parte para a capital do reino com suas filhas, deixando para trás os filhos mais novos, seu bastardo e Robb, pois sempre deve haver um Stark em Winterfell e o mais velho é seu herdeiro. Catelyn também fica em Winterfell para criar seus filhos menores.

A história segue uma narrativa um pouco diferente, focada muito no universo de cada personagem, tratando principalmente de suas intenções e muitas vezes de suas jogadas para manter a vida ou chegar ao Trono de Ferro. Tudo em Guerra dos Tronos é inesperado, e personagens importantes são mortos em todos os livros. Quando você acha que sabe quem é o personagem principal ele morre ou algo acontece para deixá-lo longe dos acontecimentos principais da trama, por isso mesmo é uma boa leitura que prende o leitor mesmo após grandes capítulos quase intermináveis que contam com diversos detalhes, inúteis a primeira vista, mas que depois são juntados e mostram o porque de certo acontecimento na trama.

Aconselho todos a lerem e também a assistirem a série da HBO, pois apesar do estilo de fantasia ser normalmente atribuído a histórias infantis ou simples demais, em Game of  Thrones ela é levada a sério e os personagens são criados para que tudo pareça o mais crível possível. A magia e a fantasia são usadas em alguns momentos, mas o enredo é todo baseado nas aspirações e problemas dos personagens, fazendo com que seja uma série sobre pessoas e não sobre os Dragões e a magia.

Futuramente vamos publicar mais matérias sobre Guerra dos Tronos, pois é impossível escrever qualquer coisa completa sobre a série, esse texto é apenas um apanhado para quem ainda quer um pouco mais de informação para começar a ler ou acompanhar os episódios.

Aguardem mais detalhes sobre o reino de Westeros e os participantes do jogo do tronos e assistem aos trailers logo abaixo caso estejam interessados nas séries. Só uma dica: se você ainda não assistiu a primeira temporada, não assista o trailer da segunda, pois há alguns spoilers importantes.

Trailer da 1ª Temporada

Trailer da 2ª Temporada

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas