Guia prático para a eleição

Em sociedade partilhamos de uma série de direitos e deveres. Temos total igualdade quando o assunto são os direitos de cidadãos. Os direitos de um cidadão de nossa sociedade parte desde o direito tributário, no qual abrange parte dos deveres tributários do país, até o direito previdenciário, que garante uma remuneração digna aos trabalhadores de longa data. Porém, existe um direito que comentamos de tempos em tempos e este é o direito eleitoral. Atualmente temos liberdade democrática suficiente para elegermos nossos líderes de maneira justa e igualitária.

As eleições de estão se aproximando e é preciso que saibamos exatamente como proceder. Portanto, aqui vão algumas dicas, um guia prático, para que você esclareça suas dúvidas e vote objetivamente.

Quando ocorrem as eleições?

O primeiro turno ocorre dia 7 de outubro, das 8h às 17h. O segundo turno, se houver, acontece em 28 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília).

As eleições elegem quais cargos?

Serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Sou obrigado a votar?

O voto é facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para analfabetos, porém, é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70.

Que documentos são necessários?

É necessário apresentar somente um documento oficial com foto, não necessariamente o título de eleitor.

Não estarei em minha cidade no dia da eleição. O que devo fazer?

Caso você esteja fora de sua área eleitoral, deverá justificar sua ausência comparecendo a qualquer seção eleitoral com um documento com foto em mãos e um formulário de justificativa eleitoral que pode ser obtido no site do TSE ou em qualquer seção, cartório ou posto de atendimento eleitoral. A justificativa pode ser apresentada até 60 dias posteriores à eleição. Cada turno requer uma justificativa.

Quando saem os resultados?

A apuração e a totalização dos resultados começam às 17h (horário de Brasília) dos dias de votação em 1º e 2º turnos (7 e 28 de outubro). O fim do prazo para divulgação do resultado do 1º turno é 12 de outubro. No 2º turno, o prazo é 2 de novembro.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas