No primeiro semestre, é sempre aquela correria para declarar o imposto de renda a tempo para a receita federal.
Afinal, como se declara Imposto de Renda? Por que é importante cumprir os prazos?
A declaração do Imposto de Renda serve para a Receita Federal controlar os impostos devidos pela população (pessoas físicas e jurídicas). Com ela, você consegue de volta todo o excesso de imposto cobrado, caso você o tenha descontado na fonte, direto no holerite.
Porém, muitos autônomos acabam não recolhendo o imposto de renda e, na hora de declarar, se dão conta de que precisarão pagar tudo o que devem – o valor, muitas vezes, pode superar mil reais, dependendo da faixa de renda da pessoa devedora.
É importante cumprir os prazos para não pagar multa – ou ver juros correndo no imposto devido. Se você declarar no prazo correto, é provável que receba sua restituição também no prazo certo. E, convenhamos: é uma boa grana que entra, né?
Lembre-se de sempre que necessário realizar uma consulta cnpj para ver a situação de empresas com o qual se tem algum tipo de relação comercial
Como declarar corretamente
Para declarar o imposto de renda corretamente, ao longo do ano, guarde todos os seus recibos referentes à educação e saúde, além de gastos com instituição de caridade, caso você colabore com alguma.
Na hora de declarar, você precisará baixar o programa da Receita Federal – baixe apenas no site da receita, para evitar que seu computador pegue vírus.
Então, escolha se vai querer a declaração simplificada ou a completa. Dependendo da sua renda, é mais vantagem fazer a declaração simplificada, pois assim você consegue de volta 20% dos seus gastos restituíveis.
Até seus investimentos devem entrar na declaração, por exemplo, a compra de um imóvel, previdência privada, lucro gerado no mercado de ações…
E não se esqueça: após enviar a sua declaração pelo site, confira se não há pendências, para que você não caia na malha fina. Boa sorte!