Imãs: Diversos tipos que fazem parte de nossa vida

Os imãs estão presentes em nova vida o tempo inteiro – sem nem mesmo que percebamos.

Eles estão em nossos celulares, fones de ouvido, motores elétricos, rádios, video games, máquina de lavar roupas, secadores de cabelo, computadores, batedeiras, liquidificadores e etc. Dentro de nosso carro, por exemplo, ao menos 40 deles estão ali, já em casa, o número de imãs pode ultrapassar a casa dos 100.

Mas todos esses imãs não são apresentados em um único tipo ou formato único, existem diversos tipos de imãs e cada um possui uma característica específica e apropriada para diversas necessidades.

Tipos de imãs

Eles estão por toda a parte, e o número de tipos de imãs disponíveis para a indústria é imenso.

São imãs de AlNiCo, Ferrite, Manta Magnética, Neodímio, Samário Cobalto, entre outros. Saiba mais sobre esses tipos:

Imãs de AlNiCo

Esse tipo de imãs é bastante utilizado em instrumentos de medida, como medidores de consumo de eletricidade e água, tacógrafos e velocímetros, porém também estão presentes em alto-falantes, geradores de pequeno porte, captadores de guitarra elétrica, entre outros.

Imãs de Ferrite

São eles que detêm a melhor relação entre fluxo magnético X custo, e com isso, uma ampla aplicação também. Os imãs de ferrite representam cerca de 90% do mercado mundial.

Geralmente são utilizados como núcleo de transformadores, além de terem sido utilizados nas – hoje já extintas – fitas k7 e VHS.

Manta Magnética

A chamada manta magnética é um tipo de imã flexível que pode ser facilmente cortado e coberto com vinil ou utilizado juntamente com algum tipo de adesivo. Esse é um dos tipos de imãs que encontramos facilmente em nossa geladeira. Sua utilização é bastante presente em comunicação visual, brindes, sinalizações veiculares, entre outras diversas coisas em que ele pode ser aplicado.

Imãs de Neodímio

Os imãs de Neodímio são um tipo de imã que possui altíssima energia magnética, tanto que sua principal utilização é na fabricação de HD’s, leitores de CD, sensores e assopradores de vidro.

Ele também pode ser utilizado em fertilizantes e para materiais especiais, ele também tem a opção de ser usinável com ferramentas de eletroerosão ou diamantadas.

Samário Cobalto

Os imãs Samário-Cobalto (SMCO), mesmo sendo um pouco mais frágeis ao toque em comparação aos outros tipos, possuem alta resistência à corrosão.

Seu uso comum é em motores elétricos de alto desempenho, aceleradores de partículas, ressonância magnética, iluminação de cenários, projetores de filmes, entre outros.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas