O Brasil é um dos países que mais cresce no mundo hoje e, consequentemente, há um aumento no número de indústrias por aqui e do que elas podem oferecer para o desenvolvimento das cidades. Porém não é só de funcionários e maquinários que se faz uma empresa. Uma indústria que se preze visa cada vez mais a automação dos seus serviços e a melhor comunicação interna entre os setores da empresa.
Com o tempo, percebeu-se que se ganhava muito mais tempo e agilidade ao deixar a cargo de sistemas ou softwares algumas tarefas corporativas, como a atualização dos produtos que chegam e saem por meio dos fornecedores, a contagem de dados, como o banco de dados da empresa toda, e até a entrada e saída dos funcionários da fábrica. Com os softwares, é possível, de forma simples, e até certo ponto barata, gerenciar o organograma de tarefas para a indústria, trazendo uma melhor organização ao ambiente de trabalho.
As soluções empresariais são tão importantes hoje em dia que muitas empresas terceirizadas buscam lucrar com isso, oferecendo serviços de consultoria a muitas fábricas que têm esse objetivo. Os escritórios buscam entender quais pontos do ambiente corporativo precisam de reformulações, oferecendo alternativas para otimizar e aumentar a capacidade de serviço de vários setores e a comunicação interna entre esses diferentes pontos da empresa. Contudo só isso não é o suficiente para melhorar o desempenho da indústria.
Para isso, existem as empresas que desenvolvem os softwares industriais. Esses programas, que visam sanar os problemas das fábricas, são feitos pensando no organograma corporativo e atualizados conforme o passar do tempo e a mudança estrutural de certas empresas. Os criadores dos sistemas para esse segmento também prestam serviço de treinamento e manutenção dos aplicativos, para que eles possam ser usados de forma completa pelos funcionários.