Proprietários de veículos vão gastar menos com o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de. Em média, o tributo vai ficar 8,56% mais barato se comparado ao valor de . A diminuição está ligada a redução IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que deixou o carro zero-quilômetro mais barato, depreciando ainda mais o preço de carros seminovos já que o consumidor neste caso prefere um carro novo.
IPVA tem segunda maior queda da história
A Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, apurou o percentual de redução através de pesquisa realizada abrangendo 700 revendedoras e analisando 120 mil cotações de preços referentes a 10.347 marcas, modelos e versões de veículos.
Essa é a segunda maior desvalorização do IPVA. Em 2009, no auge da crise econômica internacional, que ocassionou a queda de vendas de veículos no Brasil, o IPVA teve a maior redução da história, 9,3% mais barato na comparação com 2008. Foi nesse período que o governo adotou a redução do IPI para reaquecer o mercado automotivo.
Pagamento do IPVA começa em janeiro de
De acordo com especialistas em direito tributário, a diminuição do preço do IPVA está ligada diretamente com a desvalorização dos veículos seminovos, com até dois anos, pois esses têm o preço próximo do veículo novo.
A cobrança do IPVA vai começar em 11 de janeiro de para placas com final 1 e vai até dia 24 para as placas que terminam em zero. O valor poderá ser dividido em até três vezes. Para pagamentos a vista no mês de janeiro o contribuinte terá 3% de desconto, já se o pagamento for a vista em fevereiro, não há desconto previsto.