Japoneses criam demolição de imóveis invisível

Em meio a uma cidade muito povoada, com diversos prédios altos e muitos deles antigos, onde existem severas restrições ambientais e leis para reciclagem, os japoneses passaram a aperfeiçoar uma técnica de demolir imóveis de uma forma considerada invisível. Saiba mais sobre este curioso trabalho.

Destruição inovadora

A maioria dos edifícios, assim que chegam ao fim de sua vida útil, são demolidos através de implosões, onde, geralmente a fachada do prédio é protegida com redes para impedir que os imóveis próximos sofram algum estrago. Contudo, este processo sempre causa muito transtorno, grande quantidade de poeira, bastante barulho, além do entulho que se acumula ao fim da destruição.

No Japão isto está mudando! Devido à densidade de construções, sobretudo na cidade de Tóquio, demolir prédios está proibido, portanto, os japoneses criaram uma nova técnica de demolição invisível, chamada Tecorep (Taisel Ecological Reproduction System).

Como funciona esse sistema?

No sistema de demolição Tecorep é instalado um tipo de “chapéu” no topo do edifício e colunas removíveis são acopladas em uma estrutura de aço. Por dentro do imóvel, escavadeiras e outras máquinas pesadas destroem a construção. Conforme as demolições vão acontecendo, macacos hidráulicos acoplados às estruturas de aço vão abaixando o “chapéu”, fazendo com que o prédio vá diminuindo de tamanho. Conforme os materiais da demolição são arriados, os guindastes vão gerando energia para iluminar a obra.

Todos os trabalhos são feitos dentro de áreas cobertas e o nível de ruído é 20 decibéis abaixo do que o presente na maneira convencional de demolição. E a melhor parte de todas: a sujeira, e a quantidade de pó é 90% menor.

Reciclagem é lei

Em 2002 foi aprovada uma lei de reciclagem em Tóquio que requer que todos os escombros de madeira e cimento oriundos de demolições e obras sejam reciclados, além de metais como alumínio, o aço e o cobre, mesmo que as empresas responsáveis pela demolição ou construção precisem arcar com estas despesas.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas