Jateamento Abrasivo. O que é o jateamento abrasivo?

Quem lida com pintura industrial e suas etapas sabe da importância do jateamento abrasivo, principalmente como princípio de manutenção de segurança e limpeza de grandes superfícies. A técnica, considerada uma das mais precisas em restaurar superfícies metálicas, pode ser usada em diversos materiais, de diversos tamanhos, com o propósito de manter a segurança dos equipamentos, peças e tubos e dar maior vida útil aos produtos em que é aplicada.

Para que o resultado da intervenção feita através do jateamento seja considerado perfeito, é bom que a pessoa encarregada de fazer o processo de jateamento abrasivo seja uma especialista no assunto. O jateamento é uma operação que propulsiona um fluxo de material abrasivo contra a superfície desejada em alta pressão, de forma a erodir a superfície tendo o ar como fluido. A técnica também é usada para tornar rugosa uma superfície lisa, para melhor aderência da tinta da pintura industrial, dar formas a uma superfície igualmente lisa ou até mesmo remover superfícies contaminantes, o que acaba dando ao processo um título de técnica anticorrosiva.

Atualmente envolto nos mais avançados aparatos tecnológicos e cursos de especialização de profissionais, o jateamento abrasivo está longe de ser uma nova moda. A primeira vez em que foi usada essa técnica data de 18 de outubro de 1870 pelas mãos do inventor (e soldado) Benjamin Chew Tilghman. De lá para cá o que se viu foi uma constante reciclagem dos processos e das ferramentas, que sutilmente foi tornando esse tipo de jateamento o mais preciso de toda a categoria de pintura industrial.

Além de ser considerado mais eficiente, o método também é conhecido por promover a melhor limpeza para posterior pintura, principalmente em superfícies metálicas. O jateamento abrasivo dá a possibilidade de deixar a superfície limpa, seca e isenta de contaminantes e ferrugens, tornando-se a base perfeita para vários sistemas de pintura diferentes, que tem sua boa performance garantida. O jateamento pode ser executado com vários materiais granulados, dentre eles alumina, carbeto de silício, microesferas de vidro, limalhas metálicas, casa de nozes moídas, bicarbonato de sódio e areia, o que também lhe deu o titulo de jateamento de areia.  Veja mais sobre esse importante processo para as pinturas industriais, e lembre-se: o jateamento abrasivo deve ser feito por empresas com conhecimento e capacidade suficientes para que o trabalho transcorra da melhor maneira possível.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas