Lonas plásticas evitam a contaminação do solo

A contaminação do solo é um assunto bastante preocupante. Devido ao saneamento básico existente hoje, vemos menos casos de intoxicação devido a isso, porém em áreas rurais ainda é muito comum. A suinocultura (criação de suínos) é considerada uma das atividades mais poluidoras que existe. Ainda hoje existem produtores que despejam os dejetos em rios, o que acaba contaminando o solo e o lençol freático. Este assunto chama a atenção também pelo fato de que o produtor coloca a própria saúde e a de sua família em risco com essa prática.

Visando adequar a suinocultura às normas ambientais, a Embrapa desenvolveu um equipamento biodigestor, também conhecido como esterqueira, utilizando lona plástica.

O que é um biodigestor?

Na ciência, biodigestão é nome dado à decomposição de substâncias orgânicas, animais ou vegetais. O funcionamento de um biodigestor é bastante simples, trata-se de uma câmara fechada, onde são depositados os resíduos. Lá eles são fermentados anaerobiamente, ou seja, sem a presença de oxigênio.

Com a fermentação, a substância é transformada em combustível ou fertilizante. É uma técnica simples e prática de adaptar.

Como funciona uma esterqueira

É importante frisar, primeiramente que a instalação armazena os dejetos apenas por tempo determinado pela legislação ambiental. Esta legislação pode variar de acordo com cada estado. Segundo Vitor Hugo Grings, médico veterinário da Embrapa Suínos e Aves, este tempo convém para a estabilização dos afluentes.
Os dejetos entram por uma extremidade da esterqueira e saem pela outra, sendo assim, não existe a possibilidade de separar aqueles que foram depositados recentemente dos que já estavam lá há mais tempo.

Construindo uma esterqueira

A forma da esterqueira é um fator importante. A cilíndrica é mais recomendada, pois ela distribui melhor o material nas paredes laterais, porém as retangulares ou trapezoidais são mais fáceis de construir. Deve-se revestir a esterqueira com filmes agrícolas, lonas resistentes, para que a substância não contamine o solo ou o leito. Alguns produtores substituem a esterqueira de lona plástica pela de alvenaria, porém, além do custo ser maior devido o material e a necessidade de contratar um engenheiro, com o passar do tempo, a instalação pode apresentar rachaduras que podem causar o vazamento da substância, contaminando o terreno da mesma forma.

O preço médio para se construir um biodigestor com capacidade para armazenamento de 100 metros cúbicos, usando filme agrícola, é de 1950 reais. É um material bastante resistente, sendo que seu tempo médio de durabilidade é 10 anos.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas