Má Digestão – Como Evitar este Incômodo

Caracteriza-se como má digestão os distúrbios gástricos que incluem azia, flatulência, dor no estômago, sensação de inchaço, eructações (arrotos), sonolência intensa após as refeições, vômitos e dores abdominais. Esses males pelos quais muitos passam podem ser causados por ingestão exagerada de líquidos durante as refeições, mastigação muito rápida, abuso de frituras e gorduras ou ingestão de alimentos estragados. Fumar, ingerir muito álcool ou fazer refeições em momentos estressantes também são fatores que podem colaborar com quadros de má digestão.

Antes de recorrer aos medicamentos, é importante tentar adotar algumas dicas simples de estilo de vida que podem ajudar a evitar a má digestão. Entre elas, é importante mastigar bem os alimentos, comer de 3 em 3 horas, tomar um pouco de chá quente após as refeições, principalmente de boldo, carqueja e hortelã, evitar esforço físico intenso logo após as refeições e também o descanso completo e ingerir alimentos com fibra, como verduras, cereais e aveia.

Se os problemas persistirem, eles podem ser solucionados de maneira simples. Hoje uma farmácia online já dispõe de vários medicamentos básicos, muitos deles enriquecidos com boldo, ruibarbo, carvão mineral e bicarbonato de sódio, os quais podem ajudar no processo de digestão dos alimentos.

Mas vale lembrar que a automedicação é perigosa e que o indivíduo que sofre com a má digestão constante deve procurar um médico. O problema pode ser sintoma de doenças mais graves, como gastrite, úlcera e cálculos biliares (no caso de dor na parte superior do abdome e, principalmente, se o desconforto desaparece com a ingestão de alimentos). Também pode ser um sinal de gastrenterite (no caso de dor na parte do meio do abdome), ou colite, síndrome do intestino irritável e, em mulheres, problema pélvico (no caso de dor na parte inferior do abdômen).

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas