Não pegue pesado na academia

Publicado em: Medicina, Nutrição, Saúde

O verão está chegando e, com ele, a preocupação em conquistar o que se chama de “corpo perfeito”. Agora é a vez de recolocar os agasalhos no armário e renovar o estoque de biquínis e sungas. Mas, na ânsia por resultados rápidos, muitas pessoas não se preocupam com excessos na academia e acabam, em vez de hipertrofiar saudavelmente ou apenas perder aqueles “quilinhos” a mais, prejudicando sua saúde. A prática de treinar em excesso, tecnicamente chamada de overtraining, ocorre quando se ultrapassa os limites de carga e esforço que o corpo suporta.

Por isso é indispensável que, antes de começar a malhar, verifique com um médico se você está apto à prática de exercícios, invista em uma alimentação balanceada e procure uma academia qualificada, com profissionais capacitados a orientar e administrar sua carga de exercícios. Caso seja necessário o uso de suplementos vitamínicos, recomenda-se que antes de procurá-lo na farmacia de sua preferência, se avalie os prós e os contras, para evitar efeitos colaterais indesejados.

O primeiro sinal de overtraining é sentir dor. Segundo a fisiculturista Mariana Almeida, 29 anos, o treino não pode provocar nenhuma sensação desagradável, além de um cansaço natural, que exige descanso entre as séries. “Se o atleta sentir dor, tem que ser algo suportável. Se estiver com algum incômodo maior, é porque algo está errado. E isso vale também para os não-esportistas”, afirma. Desta forma, o melhor remedio contra o excesso de treino é a prudência. Não adianta querer resultados a curto prazo, pois o corpo humano tem suas limitações e elas devem ser respeitadas.

O bancário João Antônio,38 anos, já sofreu deste mal e, antes de descobrir que tinha que “pegar mais leve” nos exercícios, sentia tremor nas mãos e um cansaço anormal. Procurou uma drogaria de confiança e foi orientado a consultar um médico. Após o diagnóstico do overtraining, expressão que nem conhecia, João passou a malhar moderadamente e se alimentar melhor, o que contribuiu para que tivesse uma mudança radical em seu estilo de vida, hoje muito mais saudável. Portanto, para ter um resultado gradativo e eficaz, antes de pegar pesado, conheça as limitações e potencialidades de seu corpo.

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