O esboço e o desenho

Quando pensamos em criar um desenho e não temos um pouco da parte teórica sobre o assunto, o que acontece em grande parte das vezes é sair desenhando tudo que vem à cabeça. Contudo, desenhar assim pode acabar sendo uma perda de tempo, pois, se ao terminar o desenho, descobrir que este não saiu exatamente como deveria, terá que apagá-lo ou simplesmente jogá-lo fora e recomeçar um novo.

O método mais adequado de se começar um desenho, tirando alguns casos de pessoas com bastante experiência, é pelo esboço. O esboço nada mais é do que um rascunho, um desenho feito de forma simplificada, onde você irá definir a posição dos personagens, objetos etc.  Neste caso não há a preocupação com detalhes, pois, este serve somente como um guia para criar o desenho em si. No mercado há inclusive papéis para esboço.

Por que esboçar antes de desenhar?

É importante esboçar antes de desenhar pelo fato de que irá economizar tempo. Para quem faz trabalhos profissionais tem que cumprir com os prazos destinados a realização de determinados projetos. Se um desenhista ou ilustrador, por exemplo, não criar um esboço antes de fazer seu trabalho e depois que finalizá-lo perceber que este não está exatamente como deveria, poderá ser tarde demais. É muito capaz que este profissional não consiga entregar seu trabalho no prazo estipulado e ainda poderá ficar com esta fama de não cumprir prazos.

Esboço com formas geométricas

Um esboço com formas geométricas é um esboço comum, porém, como o nome diz, se utiliza formas geométricas para criá-los. Por exemplo, pode-se desenhar inicialmente alguns retângulos com o intuito de serem os prédios de uma cidade, ou um círculo representando uma bola.

Resumindo, um esboço aumenta a produtividade de quem desenha e, sendo assim, é de extrema importância usá-lo. O que a princípio pode parecer perda de tempo, no final acabará poupando tempo e o trabalho poderá ficar pronto até antes do planejado.

Artigo escrito por Vinicius Martins.

Vinicius Martins é Técnico de Informática. Ensino Superior em Computação Gráfica não concluído. Adora artes e tecnologia. É dono do blog Desenho DG (www.desenhodg.com), sobre artes, desenho, animação, design e afins e de outros projetos menores na internet.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas