O marketing digital político no Brasil

Nas diversas redes sociais já é possível encontrar ações de marketing digital político dos candidatos que concorrem às eleições de outubro de . Com o objetivo de interagir e se manter conectado com o eleitor, os políticos estão cada vez mais presentes em plataformas como Facebook, Twitter e até mesmo o Instagram, pretendendo conquistar votos desse grande público que utiliza a internet.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que, na internet, as campanhas eleitorais estão liberadas até o dia 30 de dezembro. Algumas regras para o marketing digital nas redes sociais foram determinadas, e precisam ser seguidas. Dentre elas podemos citar:

  • É proibido veicular propaganda eleitoral em sites pertencentes a pessoas jurídicas, oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública;
  • É proibido veicular qualquer tipo de propaganda eleitoral paga.

Como as redes sociais podem auxiliar o marketing digital político

As redes sociais possuem muitas vantagens que podem acrescentar em uma campanha eleitoral. Como o ambiente é propício para a interação, se o canditato souber utilizar as redes de forma adequada, sabendo se expressar com objetividade, pode conseguir grandes evoluções nas intenções de voto.

Na campanha eleitoral de 2010, o ex-jogador de futebol, e então canditato a Deputado Federal, Romário utilizou muito as redes sociais. Comprovado pelo Ibope, antes da atuação na internet, as intenções de voto do nível universitário eram de 0,6%, passando para 26% durante o processo eleitoral. Outra forma de abordagem foi através do apoio às famílias com crianças portadoras de necessidades especiais, o que levou ao crescimento das intenções de voto das classes A e B.

E tudo começou nos Estados Unidos, quando Barack Obama e candidatou pela primeira vez à presidência norte-americana. Analisando a atual situação da utilização dessas plataformas, é de se pensar que as redes sociais podem vir a ser um local para debates políticos e um ambiente de discusão no qual o eleitor é um grande influenciador, modificando o modo de fazer política no Brasil e até no mundo.

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