O medicamento ideal para o seu caso

– 17:47Publicado em: Saúde

Quando não estamos nos sentindo muito bem, vamos logo procurando um bom médico, que nos pedirá exames a fim de descobrir qual o nosso problema. A partir desses exames, precisamos ingerir algum tipo de medicamento prescrito por ele. Você costuma ler a bula do seu medicamento? Sabe exatamente o que está ingerindo? Sabe para que serve um antibiótico, por exemplo? E a diferença entre um medicamento de marca e um genérico? Estas são dúvidas comuns do dia a dia, que nem sempre são possíveis de serem sanadas com o seu médico.

Vamos dar alguns exemplos de tipos de medicamentos e suas finalidades: os Antiarrítmicos controlam os batimentos cardíacos; os Digitálicos melhoram o bombeamento do coração; os Anti-hipertensivos evitam o aumento da pressão arterial; os Vasodilatadores periféricos diminuem a resistência das veias, dilatando-as; os Vasodilatadores coronarianos dilatam as coronárias, diminuindo a isquemia; os Vasoconstritores aumentam a resistência vascular; os Antianêmicos suprem a carência de determinadas vitaminas causadora da anemia; o Anti-inflamatório combate a inflamação dos tecidos; o Anticoagulante evita que o sangue se coagule; o Antibiótico combate infecções por bactérias; o coagulante auxilia no controle de hemorragias e cicatrização; o Antitrombótico reduz a agregação de plaquetas e formação de trombos.

Referente às categorias, os medicamentos são classificados em genéricos, similares e de marca. Os médicos são instruídos a prescreverem os medicamentos pelo seu nome científico, para que o paciente tenha a oportunidade de escolher aquele que esteja dentro do seu orçamento. Os farmacêuticos também possuem a instrução necessária para oferecer diversas opções de compra para os pacientes.

O Ministério da Saúde, por sua vez diferenciou os medicamentos da seguinte forma: os genéricos trazem em sua embalagem a descrição “medicamento genérico – Lei 9.787/99” e o nome do princípio ativo; os similares possuem somente uma marca comercial, sendo facilmente diferenciados dos genéricos por não terem a descrição “medicamento genérico” em sua embalagem; os medicamentos de marca são vendidos pelo seu nome comercial, já conhecido pela maioria dos médicos e pacientes, como o Cataflan e o Benflogin.
Existem ainda os medicamentos especiais, que são fabricados com alta tecnologia e indicados para tratamentos longos e de difícil solução. Eles são geralmente mais caros e necessitam de armazenamento e cuidados especiais no transporte. Por isso, não difíceis de serem encontrados.

Fique atento ao tipo de medicamento prescrito pelo seu médico e sempre que possível tire suas dúvidas com ele.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas