O que é a tinta Epóxi?

Na hora de pintar uma casa ou uma grande estrutura, nos atemos ao básico de cada tipo de tinta, mas alguns detalhes técnicos podem confundir a cabeça até dos mais antenados na situação. Por exemplo: o que é, o que faz e para que serve uma tinta epóxi?

A tinta epóxi nada mais é do que uma tinta industrial, feita a base do material epóxi (que dá nome à tinta), utilizada principalmente por pintores da construção civil e também por pintores industriais. Mesmo que a construção a utilize, ela não é usada para pintar casas, e sim salas cirúrgicas de hospitais e clínicas, pisos de quadras esportivas, garagens, azulejos de cozinha e banheiro, chapas de aço ou ferro, dentre outras superfícies que necessitam de um revestimento especializado (veja mais usos possíveis da tinta epóxi aqui).

Embora tenha diversos tipos de acabamento possível, a tinta epóxi é vendida pela maioria dos fabricantes com acabamento acetinado, e bem pouco com fosco ou brilhante. Repare, por exemplo, que as paredes de clínicas médicas sempre têm os mesmos estilos de pintura. Isso se dá justamente pelas tendências da tinta no mercado. Além disso, o rendimento da tinta epóxi (geralmente cinquenta metros quadrados por demão de tinta) costuma ser exatamente aquele informado pelo fabricante na embalagem – por isso é muito importante ler o rótulo do produto antes de efetuar a compra.

Diferentemente de outras tintas industriais, a tinta epóxi pode ser aplicada por qualquer tipo de pintor, que vai utilizar materiais como picel, trincha, rolo de lã, pistola ou compressor para efetuar a pintura. Qualquer pessoa pode aplicar a tinta epóxi nas estruturas, mas em caso de pintura para ambientes comerciais ou médicos é indicada sempre a ajuda de um profissional.

Por fim é possível encontrar esse tipo de tinta industrial em várias cores, e não só nas mais básicas. Além disso, quem quiser cores personalizadas pode usar as máquinas de misturar tintas para fazer uma tonalidade diferente com sua tinta epóxi. A limpeza dos materiais utilizados para a pintura também é fácil e rápida. Basta usar redutor ou solvente nos materiais utilizados, deixar agir um pouco e depois retirar os pigmentos que ficarem faltando. Um investimento barato, fácil e que pode dar uma nova cara ao ambiente pintado.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas