O que é Liderança Situacional?

Sabemos que a liderança é um grande atributo profissional. As pessoas que possuem liderança conseguem se destacar de formas variadas no ambiente de trabalho. Ser líder é obter o respeito e admiração de várias pessoas. E diferente do que muitos pensam a liderança não está só atrelada ao âmbito profissional. Um verdadeiro líder contorna situações difíceis que surgem no dia a dia. Ele conduz a sua carreira para aquilo que deseja, sabe se portar como líder mesmo diante de outros líderes e sabe adequar sua liderança a diversos tipos de situações.

A liderança situacional é uma qualidade de líderes que conseguem se adaptar a diversos tipos de situações. Em determinados momentos ele será mais enérgico, em certas ocasiões será mais participativo, em outras será mais autoritário. O líder consegue interpretar o contexto onde está inserido e como ele deve se portar diante de cada uma dessas situações. Uma qualidade que proporciona benefícios ao líder é a comunicação interpessoal. Por meio da comunicação interpessoal é possível conhecer melhor as pessoas que estão ao nosso redor, à mensagem que emitimos e como elas recepcionam estas mensagens. A comunicação é um processo sem o qual o líder não poderia desempenhar sua liderança com eficiência. Um bom líder é acima de tudo um bom comunicador, orador, palestrante e motivador.

A liderança situacional decorre de um maior nível de amadurecimento, e existem quatro estilos dentro da liderança, são elas:

• Delegação: o líder utiliza a delegação para descentralizar atividades e atribuir competências para os colaboradores com maior número de experiência e deixando-os mais livres para atuar dentro do cenário empresarial.

• Apoio: Por meio do apoio, o líder oferece uma assistência constante ao colaborador, dando o suporte necessário para o bom andamento das tarefas. Podemos ainda entender o apoio como uma forma do líder motivar e deixar o colaborador mais seguro diante de suas tarefas diárias.

• Orientação: a liderança por meio da orientação ocorre quando o colaborador ainda não domina as informações necessárias para realizar suas tarefas. Então o líder atua como um tutor, prestando auxílio, esclarecendo dúvidas e prestando informações para o bom andamento das atividades.

• Direção: o líder deve ensinar o colaborar a executar suas atividades. Supervisionando-a do início ao fim. O líder precisa seguir uma postura de supervisão constante. O colaborador sabendo que está sendo direcionado pelo líder se sentirá mais seguro.

Portanto, podemos concluir que o a liderança situacional se adequa de acordo as diversas situações que se apresentam no dia a dia da Organização, e que uma das formas eficazes de exercer a liderança é identificar a postura adequada para atuar por meio da comunicação interpessoal.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas