Os tipos de líderes

Há diversos tipos de líderes, e essa figura que nem sempre agrada, é   extremamente necessária. Em grupos de trabalho do colégio, no time de futebol,no ambiente de trabalho, na comunidade religiosa, o  líder representa um papel importantíssimo para que os objetivos de cada grupo sejam alcançados. Teoricamente – a não ser que ele seja excessivamente centralizador, o que é um erro – ele irá ouvir as opiniões dos participantes para decidir o que é melhor, e cobrar gana, empenho e responsabilidade dos demais para que os objetivos  traçados sejam concretizados com êxito.

O papel do líder nem sempre é consciente em todos os grupos, ou seja, não é obrigatório que alguém se assuma como tal e exerça liderança sobre os liderados. Todavia, há pessoas com predisposição a esse papel, elas têm “espírito de liderança”, capacidade organizacional, visão estratégica, e são excelentes motivadores. Em um grupo de trabalho escolar, ou da universidade, por exemplo, ninguém escolhe um chefe, ele surge naturalmente. No ambiente de trabalho, porém, é diferente. Há tipos diferentes de líderes, vale conhecê-los.

Identifique os diferentes perfis de líderes

1 – Líder distributivo – É o que delega funções aos subordinados, fiscalizando e cobrando de perto os resultados.

2 – Líder carismático – Eis o líder que costuma ser mais aceito, e admirado pelos subordinados( ou liderados) . Ele inspira confiança, e agrega valor pela capacidade motivacional e inspiradora. Jesus Cristo foi considera um exemplo claro de líder carismático

3 – Líder educativo – Ele tem o perfil professoral, está sempre disposto a acrescentar conhecimento profissional aos outros. A troca de conhecimento também é estabelecida.

4 – Líder inspirador – Parecido com o líder carismático, ele busca inspirar os agregados sem dar ordens.

5 – Líder coercitivo – Exerce a liderença através do rigor, e coerção. É comum um técnico de futebol ser um líder desse tipo, mas não é uma figura desejada em ambientes empresariais.

Na jogo de futebol ou no escritório do advogado o líder é essencial

Certamente você já vivenciou o contatou, e vai ter que lidar com algum tipo de chefe na sua vida profissional, ou em outras relações do cotidiano, onde é preciso uma figura central, para unir e organizar um grupo. No campinho de futebol, durante uma disputa de pelada, ou no escritório de advocacia de um advogado tributarista gabaritado, a   figura responsável por liderar é essencial para a fruição das atividades. Qual o perfil do líder que você prefere?

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas